O relator a comissão especial de impeachment contra o governador afastado Mauro Carlesse (PSL), deputado estadual Professor Júnior Geo (Pros), afirmou estar trabalhando “com toda ética e imparcialidade” para a construção do relatório do processo que vai definir pelo prosseguimento ou não da denúncia. “Faremos [o relatório] com muita responsabilidade, cumprindo com a obrigação que nos cabe e é isso que a sociedade tocantinense espera de nós”, garantiu Geo.
Ele avisou que “não existe resultado antecipado, mas baseado em fatos, de acordo com a lei”.
Prazo para defesa
O prazo para que Carlesse apresente sua defesa prévia começa nesta terça-feira, 1º, e vai até o dia 15. Depois, Geo terá dez dias para apresentar seu relatório.
Afastado desde 20 de outubro
Carlesse está afastado do cargo desde 20 de outubro pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de crimes de responsabilidade, apontados pelas operações Éris e Hygea da Polícia Federal (PF), que indicaram supostos esquemas de propinas relacionados ao plano de saúde dos servidores públicos (PlanSaúde) e, também, por suposta interferência em investigações da Polícia Civil do Tocantins.
Pedido do impeachment
O pedido de impeachment de Carlesse na Assembleia foi apresentado pelo advogado Evandro de Araújo de Melo Júnior e admitido pelo presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PSL), no dia 7 de dezembro.