O Republicanos e o União Brasil selaram na tarde desta terça-feira, 19, a aliança que irá colocar as pré-candidaturas à reeleição do governador Wanderlei Barbosa e de Dorinha Seabra ao Senado Federal no mesmo palanque. Apesar do atraso de mais de uma hora, o evento lotou o auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) com lideranças, políticos e militância. Conforme o cerimonial, representantes de mais de 100 cidades estiveram presentes por meio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários. A programação em si foi curta. Além dos protagonistas, apenas o secretário da Cultura e do Turismo, Hercy Filho (Republicanos), e o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem (UB), tiveram o uso da palavra.
Trabalhar dia e noite para levar Dorinha Seabra ao Senado
Wanderlei Barbosa citou Dorinha Seabra como “amiga” e fez questão de garantir empenho na eleição da mais nova aliada. “As pessoas não estão aqui por mim ou pela senhora, é pelo nosso trabalho. As pessoas tem reconhecido tudo o que estamos fazendo. E vamos fazer muito mais. […] Nós vamos trabalhar dia e noite para levá-la ao Senado. Nós sabemos a importância da professora para a educação, para os municípios, para o Tocantins”, afirmou em curto discurso. O republicano ainda disse estar motivado a fazer uma “campanha propositiva”.
Quero estar no meio do povo
O governador aproveitou para justificar o porquê do evento ter sido curto. “Queremos fazer nossas reuniões sempre rápidas para que as pessoas não se cansem tanto e tenham a oportunidade de nos abraçar. Eu quero estar no meio do povo. O gabinete mais agradável para mim é o de rua”, emendou.
Wanderlei Barbosa é a segurança de um Tocantins bem cuidado
Dorinha Seabra não deixou de exaltar o mais novo aliado. “O governador Wanderlei Barbosa é gente como a gente. Olha nos olhos das pessoas, conhece cada lugar, tem história. Para o União Brasil, é a certeza e a segurança de um Tocantins bem cuidado, respeitado”, disse.
Sou mansa, mas não brinquem comigo
A presidente estadual do União Brasil voltou a defender que, apesar da postura tranquila, também sabe ir para o embate. “Sou educada e sei tratar as pessoas. Sei conversar e brigar quando é necessário. Sou mansa, sou educada, mas não brinquem comigo. Estou pronta, tenho meu histórico, competência. Quem quiser disputar comigo que seja no voto, de maneira honrada, trabalhando pelo Tocantins”, afirmou. Dorinha Seabra fez uma fala parecida ainda em março, durante solenidade solenidade na Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Presenças
Prestigiaram o evento o deputado federal Carlos Gaguim (UB) e os estaduais Antônio Andrade (Republicanos), Valderez Castelo Branco (Republicanos), Jair Farias (UB), Nilton Franco (Republicanos), Issam Saado (Republicanos), Hider Alencar (UB), Ricardo Ayres (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Cleiton Cardoso (Republicanos), Amelio Cayres (Republicanos), Vilmar de Oliveira (SD), Vanda Monteiro (UB) – licenciada -; os prefeitos Josemar Kasarin (UB), de Colinas do Tocantins; Paulo Antônio (UB), de Alvorada; Thiago Soares (UB), de Lagoa da Confusão, Dircineu Bolina (UB), de Pugmil; David Bento (Republicanos), de Filadélfia; Diogo Borges (PSD), de Talismã, também presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM); entre outros.