O Partido dos Trabalhadores (PT) organizou na quarta-feira, 10, uma reunião por videoconferência para debater o cenário político não só da Capital, como nacional. A reunião contou ainda com representantes de outras siglas, todos pré-candidatos a prefeito de Palmas. Participaram do debate o vereador Milton Néris (PDT), a ex-secretária municipal Germana Pires (PCdoB) e o professor universitário João Bazzoli (Psol).
Diálogo dos partidos de esquerda vai ser fundamental
Milton Néris falou sobre a participação no debate com a Coluna do CT, elencando estas conversas como ponto importante na construção de um grupo de oposição a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). “Evidentemente, cada partido tem o seu projeto, e a gente vai dialogando, tentando construir um maior. Nós ficamos satisfeitos com o convite, entendemos que o diálogo dos partidos de esquerda vai ser fundamental na musculatura política que gente busca neste momento alcançar”, avaliou.
Novo marco
Presidente do PT na Capital e também pré-candidato a prefeito, João Helder Vilela sinalizou na reunião a importância de um projeto de retomada das políticas sociais para unir estes projetos. “Queremos estabelecer um novo marco na política brasileira, no que diz respeito às políticas públicas que garantam que o povo brasileiro viva com mais tranquilidade”, disse em material da comunicação petista.
Gestão sem recursos
Pré-candidato do Psol em Palmas, João Bazzoli fez coro a Vilela e defendeu a união em favor do povo trabalhador e o diálogo com as “minorias”. O socialista também alertou que o futuro projeto deve levar em consideração a crise econômica criada com a pandemia. “Temos que preparar para o processo eleitoral e teremos uma gestão sem recursos. Com esse novo retrato da pandemia, vai ser um processo completamente diferente de tudo que já vivemos”, pontuou.
Esquerda precisa voltar a ser vista
A presidente do PCdoB de Palmas e pré-candidata a prefeita, Germana Pires, defendeu que há um grande domínio dos ideais da direita, dos ricos, em torno dos trabalhadores e por isso é necessário “voltar à classe trabalhadora, ao povo da periferia”. “A população precisa voltar a enxergar o PT, o campo da esquerda e todos os seus projetos de desenvolvimento do Brasil”, emendou ainda a comunista.
Conter o neoliberalismo
Presidente do PT do Tocantins, o deputado estadual José Roberto defende um esforço pela união para conter o avanço neoliberal. “Nunca os trabalhadores precisaram tanto do PT, do PCdoB, do PSol e de todos os partidos de esquerda, por isso é muito importante a presença de pré-candidatos dos outros partidos, neste momento em que estamos passando de avanço das políticas neoliberais”, disse.
Um processo eleitoral diferente
Ex-ministra do governo Dilma Rousseff, Ideli Salvatti participou da reunião e alertou que a atual conjuntura coloca o Brasil em uma situação de desafios. “Já teríamos um processo eleitoral atípico, mas com o coronavírus e as medidas, que o governo federal vem tomando, fora de tudo que os outros países estão fazendo, teremos um cenário agravado e um processo eleitoral diferente”, avisou.