O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) é entusiasta e um importante articulador do grupo de terceira via de Porto Nacional que se formou com os pré-candidatos a prefeito Ronivon Maciel (PSD), atual vice e rompido com Joaquim Maia (MDB); Álvaro da A7 (PDT), vereador Miúdo (Republicanos), Capitão Diógenes (PSL) e o empresário Agamenon do Mega (Podemos). O critério para definir quem vai encabeçar a chapa é pesquisa. Quem estiver melhor será o candidato a prefeito. O vice também deve sair desses nomes.
Nem Maia, nem Otoniel
Uma dos principais apoiadores do prefeito Joaquim Maia em 2016, Ayres agora avisa que está fora de seus planos apoiá-lo na reeleição. Mas também não que quer ir para o palanque do ex-prefeito Otoniel Andrade (PTB).
Descontentes dos dois lados
Aliás, essa terceira via pretende juntar os descontentes com dois lados — de Otoniel e Maia.
Ronivon para estadual
Em 2016, Ayres retirou sua pré-candidatura a prefeito de Porto, indicou Ronivon para vice e, como retribuição, contava com o apoio Maia para sua reeleição na Assembleia em 2018. O prefeito acabou lançando Ronivon para estadual, o mais votado de Porto Nacional. Claro, Ayres não gostou.
Cinco deputados estaduais
Nas últimas eleições municipais, Maia contou com o apoio de cinco deputados estaduais — Ayres, Cleiton Cardoso (PTC), Valdemar Júnior (MDB), Paulo Mourão (PT) e Nilton Franco (MDB). Mourão ainda não se posicionou e Nilton, presidente regional do MDB, apoia Maia. Os demais não estarão com o prefeito nas eleições deste ano.
Nada definido
O presidente municipal do Podemos, Wilson Neves, contudo, nega que o partido de Agamenon tenha decidido participar dessa terceira via. Segundo ele, a sigla está conversando, mas não há nada definido.
- Matéria atualizada às 14h28