Eleito presidente da Câmara de Gurupi no primeiro mandato como vereador, Rodrigo Maciel (PSL) falou de projetos e mudanças que pretende implementar na gestão, que se encerra em 2022. O social liberal pretende adotar ações para gerar economia aos cofres públicos e aproximar o Legislativo da população.
Economia
Um dos primeiros atos de Rodrigo Maciel foi encerrar o contrato que a Câmara mantinha com um escritório de advocacia. O custo mensal era de R$ 20,8 mil, ou R$ 249,6 mil por ano. “Não há necessidade de contratar um escritório de advocacia por entender que temos um corpo jurídico competente, por meio de procuradores da Casa, os quais são preparados para executar suas funções e nos representar”, defendeu o presidente, que prometeu outras iniciativas em prol da economia. “Estamos analisando outros contratos e a ideia é economizar e não ter gastos abusivos e desnecessários que prejudicam a máquina pública”, emendou.
Criação de um Diário Oficial
Rodrigo Maciel também revelou que quer instituir um Diário Oficial da Câmara. A veiculação ocorrerá sempre que houver atos oficiais e administrativos para serem publicados, com a devida certificação digital, assegurando a autenticidade e validade jurídica das publicações, relata. “Quando assumi a presidência, declarei que uma das minhas metas é mostrar transparência das nossas ações e instituir o Diário, que será o órgão oficial de publicação legal e divulgação dos atos processuais, procedimentais, normativos, administrativos e institucionais do Poder Legislativo”, afirmou.
Sessões noturnas
As sessões no período noturno será outra mudança a ser implementada pelo presidente. Rodrigo Maciel já anunciou que irá colocar duas sessões noturnas em cada mês. O objetivo é permitir que a população acompanhe o trabalho dos vereadores. “Teremos sessões noturnas duas vezes por mês e será às 19 horas. Lembrando que nós estamos seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) com protocolos de segurança de prevenção ao Covid-19 e o plenário está com limite determinado e com distanciamento adequado para as pessoas acompanharem”, comentou.