O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, vai se filiar ao Podemos — o antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN) — no dia 12, durante reunião do partido em Brasília. Ao mesmo tempo, ele assumirá o comando da legenda no Tocantins, hoje presidido por ninguém mais, ninguém menos do que o secretário extraordinário de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Quaresmin, sobrinho do governador Mauro Carlesse (DEM). O Podemos também tem em seus quadros outro homem forte de Carlesse, seu chefe de Gabinete, Divino Allan.
Troco de Dimas
Dessa forma, o ingresso de Dimas ao Podemos pode ser visto como uma espécie de troco do prefeito sobre o Palácio Araguaia, que, recentemente, manobrou com o deputado federal Carlos Gaguim (DEM) para tomar o PTB dele.
O futuro do partido
No dia 12, o Podemos apresentará o relatório de Planejamento Estratégico 2019-2020, quando vai tratar com os filiados das metas e ações para o futuro do partido.
Foco nos governadores
Conforme a Coluna do CT apurou, a conversa de Dimas com o Republicanos (ex-PRB) estava bem avançada, mas o que o atraiu para o Podemos foi o fato de o partido ter como projeto construir candidatos fortes a governador e, assim, assegurar bons palanques para uma candidatura à Presidência da República em 2022. Como o prefeito de Araguaína é pré-candidato ao Palácio Araguaia, isso despertou seu interesse, porque a maioria das legendas foca nas disputas para deputado federal.
Álvaro Dias à Presidência
Em 2018, o Podemos lançou o senador Álvaro Dias (PR) a presidente da República. A presidente nacional da sigla é a deputada federal Renata Abreu (SP). Dias é hoje líder do partido no Senado.
Wagner Rodrigues no Solidariedade
Em relação ao chefe de Gabinete de Dimas, Wagner Rodrigues, ele se filiará ao Solidariedade, a convite do deputado federal Tiago Dimas, filho do prefeito. Pré-candidato a prefeito de Araguaína, Wagner foi tirado da presidência regional do PTB, quando o partido foi para o presidente da Assembleia, Antônio Andrade.