O ano legislativo começou trazendo boas notícias para a população do Bico do Papagaio. Isso mesmo: boas notícias. Depois de muitos anos, novamente temos um deputado biquense presidindo a Assembleia Legislativa. O deputado estadual Amélio Cayres é o novo chefe do poder legislativo estadual. Muitas pessoas não sabem a dimensão que este cargo representa, e por isso, este fato passa despercebido pela maioria da população.
A região do Bico do Papagaio é muito importante para todas estratégias políticas do nosso estado, e a cada dois anos, o Bico é “invadido” por toda sorte de lideranças políticas sejam as mais importantes e poderosas ou até mesmo aqueles mais simples e até desprovidos de condições básicas para participarem de uma eleição. O problema é que quando termina a eleição, a maioria vai embora e a região continua com seus inúmeros problemas, principalmente em relação a emprego e geração de riqueza para o povo.
Apesar de tudo, aos trancos e barrancos, a região vem se desenvolvendo do jeito que pode. Reconheço também que o governo estadual fez uma façanha muito importante que foi a criação do curso de medicina pela Unitins, fato que sempre contribui muito para o desenvolvimento de toda a região, especialmente da cidade de Augustinópolis.
Amélio Cayres foi reeleito para o seu quinto mandato e, por isso, usou sua experiência e prestigio conseguindo fazer uma brilhante articulação, garantindo a sua eleição para presidente da Assembleia Legislativa. Enquanto outros deputados experientes estavam construindo sua própria estratégia para chegar a presidência, Amélio (como é chamado pela população do Bico) enxergou sua grande oportunidade justamente nos deputados novatos. Ao todo nove deputados foram eleitos pela primeira vez, e deputados como Marcus Marcelo de Araguaína, Janad Valcari de Palmas, e os demais novatos entenderam a importância desse projeto e de pronto declararam apoio a eleição de Amélio. E assim outros deputados veteranos também se juntaram ao time e consolidaram essa vitória importante e emblemática de Amélio Cayres. Confesso que há muito tempo eu não via um trabalho de equipe tão consistente, e talvez esse seja o maior segredo do sucesso de Amélio nessa peleja. Prevaleceu o trabalho em equipe e o posicionamento firme e inquestionável da maioria dos deputados de primeiro mandato. Agora o Bico do Papagaio segue com quatro deputados estaduais, dentre eles, o atual presidente da Assembleia Legislativa.
É hora de organizar as demandas do Bico do Papagaio, deixar algumas questões e divergências políticas em segundo plano, e mobilizar prefeitos, vereadores, empresários e a sociedade toda para que nestes próximos dois anos possamos ter avanços no desenvolvimento da região.
O Bico precisa de emprego e saúde de qualidade. Meu desejo é que haja um alinhamento estratégico de seus líderes com o objetivo de garantir todos os projetos que tragam a melhoria de vida para o povo biquense. Temos todas as condições para discutir os melhores projetos junto ao governo do estado e também junto ao governo federal.
Como presidente do poder legislativo, Amélio Cayres tem a oportunidade de liderar as principais ações para consolidar as melhorias que o povo precisa. É hora de trabalhar muito mais pelo bem estar do povo do Bico do Papagaio, e os deputados do Bico são fundamentais nesse novo cenário.
SANDRO BANDEIRA
É administrador, articulador político e morador de Augustinópolis
sandrobandeira@gmail.com
(63) 99215-9807