Na noite dessa terça-feira, 6 de julho, estive, juntamente com a Bancada do Tocantins, em audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apresentando as demandas dos municípios tocantinenses para área, bem como o aumento percentual das doses de vacinas a serem destinadas ao Estado.
.
Nesse contexto, pedimos adequações da remessa de imunizantes Covid-19 para o Tocantins e do Plano Nacional de Imunização a particularidades do Tocantins. A base da vacina é o censo demográfico de 2010, porém uma realidade muito distante da atual, isso porque o Tocantins é um dos estados que mais cresce no Brasil.
Segundo o ministro, essa questão será reavaliada pelo Comitê Gestor do Plano para que haja ampliação do percentual de doses, tendo em vista que o Tocantins é um dos estados brasileiros que menos recebeu imunizantes.
.
Também pontuamos sobre a destinação de recursos e equipamentos para o enfrentamento à Covid-19 no Tocantins; execução das emendas de bancada da LOA 2021. Sobre o assunto e para dar apoio à saúde dos municípios, que pedem por socorro, o ministro afirmou à Bancada que as emendas já estão em pagamento e, vão seguindo, conforme quem não possuir impedimento técnico.
.
Por fim, reafirmamos ao ministro sobre a necessidade de apoio técnico e financeiro de um Centro de Pesquisa no campus da UFNT, em Araguaína, Norte do Estado. A UFNT já vêm realizando um estudo inicial no enfrentamento à Covid-19, mas é necessário infraestrutura com laboratório e equipamentos. Ele foi receptivo à ideia. Juntos trabalhando pela população do Estado. (Da assessoria de imprensa)