A secretária Ana Cristina Mota Bezerra prestou contas à Câmara de Palmas na manhã desta terça-feira, 28, das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) realizados no 1 ° quadrimestre. Em relação ao orçamento, conforme a pasta, R$ 108.091.932,74 foram investidos no período para manter e ampliar os serviços de saúde voltados à população.
COBERTURA NA ATENÇÃO BÁSICA
Na oportunidade, Ana Cristina enfatizou que Palmas apresenta uma ampla cobertura na atenção básica, chegando a 95,74% de cobertura, ocupando o primeiro lugar dentre as capitais da região Norte do país. “A alta cobertura garante que a maioria da população de Palmas tenha garantido o acesso a serviços de saúde básicos, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, vacinação, acompanhamento de gestantes e crianças, ações de saúde bucal, ações de saúde mental e outros serviços essenciais”, concluiu.
CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DAS UPAS
Outro dado destacado diz respeito à capacidade de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao absorver e resolver nas próprias unidades as queixas dos pacientes. Apenas 3.74% dos pacientes classificados nas UPAs são transferidos para o Hospital Geral de Palmas (HGP), seguido pelos Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Infantil de Palmas e Hospital Palmas Medical.
CAPACITAÇÃO
Já o presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, André Pugliese da Silva, destacou os programas de qualificação desenvolvidos pela entidade. “Foram realizados neste primeiro quadrimestre 25 eventos vinculados à educação em saúde, dentre seminários, workshops, encontros, cursos, oficinas, conferências e demais qualificações, desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Além disso, tivemos 1.743 participações de trabalhadores da saúde em processos de qualificação e formação no âmbito do SUS”, citou.
PARTICIPAÇÃO
Usaram o tribuna o promotor Thiago Ribeiro, o defensor Freddy Antunes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Antônio Granjeira Saraiva, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Heguel Albuquerque, o cidadão Willian Mateus, e os vereadores Rubens Uchôa (União), Laudecy Coimbra (PL), Eudes Assis (PSDB) e a vereadora Iolanda Castro (Republicanos).