A secretária de Esporte de Porto Nacional, Helenice Carvalho, viu-se alvo de um ataque misógino em grupo de mensagens de debates sobre o município. A ofensa partiu do administrador do espaço, Eduardo Tavares, que fez menção machista e de conotação sexual contra a gestora pública. O prefeito Ronivon Maciel (PSD), o secretariado, a Ordem dos Advogados (OAB) e coletivo “Mulheres e Movimento” manifestaram repúdio.
BAIXARIA
Ronivon Maciel lamentou o ocorrido em material enviado à imprensa. “Condeno completamente esse tipo de ação. Helenice é uma mulher séria, que trabalha muito, mãe de família e, como toda mulher, não merece tamanha baixaria por parte de adversários. Esse tipo de política nem condiz com a nossa cidade, que é Capital da Cultura e berço de pessoas fundamentais na consolidação do nosso Estado”, afirmou.
NADA JUSTIFICA
O coletivo “Mulheres e Movimento” reforçou o repúdio. “Nada, absolutamente nada, justifica tal atitude. Somos veementemente contra qualquer tipo de violência contra as mulheres, seja ela qual for. A violência real, simbólica e estrutural nos atinge sem distinção de raça, escolaridade e posição social”, destacam.
SECRETARIA E OAB TAMBÉM SE MANIFESTAM
Helenice Carvalho recebeu ainda o apoio das demais secretárias que compõem a administração de Porto Nacional. Keila Viana, da Assistência Social; Cristiane Nunes, da Saúde; Joana dos Reis, da Educação; Barbára Clementino, da Casa Civil, e Adriana Carneiro, da Guarda; emitiram nota conjunta. “Um absurdo que em pleno 2024, depois de anos de luta das mulheres para conquistar espaços que é de direito todas, ainda sermos atacadas, rotuladas e xingadas, além das insinuações de cunho sexual”, escreveram. A Ordem dos Advogados se posicionou, saindo em defesa da advogada Ana Carolina, também alvo de Eduardo Tavares. “Toda a situação em torno da ofensa, constrange não apenas as mulheres supramencionadas, mas também a toda sociedade Portuense, além de ganhar contornos ainda mais explícitos pela clara certeza de impunidade que motiva o agressor, que não se melindrou em ofender duas mulheres trabalhadoras, com demonstração explícita de preconceito e desrespeito às suas profissões”, afirmou.
Confira a nota do coletivo:
Nós, secretárias municipais e integrantes do primeiro escalão da gestão municipal de Porto Nacional, viemos a público expressar nossa total solidariedade e respaldo à colega Helenice Carvalho, secretária municipal de Esporte.
Comandando trabalho de primeira grandeza à frente dessa pasta tão importante para a cidade, nossa colega foi covardemente atacada em grupo de WhatsApp por parte do Sr. Eduardo Tavares, agindo com cunho político e utilizando palavras pejorativas, misóginas e dotada de elevado grau de preconceito.
É um absurdo que em pleno 2024, depois de anos de luta das mulheres para conquistar espaços que é de direito todas, ainda sermos atacadas, rotuladas e xingadas, além das insinuações de cunho sexual.
No campo democrático, entendemos que uma boa política é feita no debate saudável de ideias e projetos. Desrespeito e baixaria precisam ser prontamente combatidos de todas as maneiras, inclusive na esfera jurídica e criminal, havendo necessário.
Países desenvolvidos têm várias mulheres em cargos de comando que, cada vez mais, contribuem com avanço social e econômico de suas nações. Em Porto Nacional, Capital da Cultura no Tocantins, não é diferente, haja visto que mulheres estão conduzindo as principais pastas que mais têm funcionários públicos e orçamento.
Helenice, estamos com você! Conte com nosso total apoio!
Keila Viana
Secretária Municipal de Assistência Social
Cristiane Nunes
Secretária Municipal da saúde
Joana dos Reis Neres Gomes
Secretária Municipal da Educação
Bárbara Clementino Pugas
Secretária-chefe da Casa Civil
Adriana Carneiro
Comandante da Guarda Municipal