O presidente do Secretariado Nacional de Juventude do PSDB, Marcos Saraiva, em recurso do presidente do partido no Tocantins, Ataídes Oliveira, suspendeu momentaneamente nesse sábado, 25, os efeitos da eleição do segmento jovem da sigla no Estado.
A eleição foi convocada para o dia 5 de maio pelo então presidente, Allan Ramos da Silva, e resultou na vitória da chapa encabeçada por João Pedro Dornelles Claret.
Em seu recurso, Ataídes alegou que a condução do processo eleitoral “careceu de adequada publicidade e transparência junto ao próprio diretório estadual”. Ainda conforme o presidente do PSDB no Tocantins, teria havido “desrespeito aos prazos estatutários de antecedência na publicação de edital relativa à data do pleito, e do período mínimo de duração da convenção”.
Também apontou irregularidades na composição das chapas, “tanto em relação à previsão de cargos que deveriam conter, quanto em critérios de representação regional no próprio Estado”, além de suposto desrespeito a normas do Estatuto do PSDB e do Regimento Interno do Secretariado Nacional de Juventude da sigla.
A partir do recurso, o presidente do Secretariado Nacional de Juventude decidiu, então, suspender a homologação do resultado da eleição para “instruir-se quanto às questões levantadas para que possa apreciar a possível anulação aqui pleiteada”.
O CT não conseguiu ouvir o ex-presidente Allan e o vencedor da eleição do dia 5, João Pedro.