Programa tem apoio do Governo do Estado e atenderá 12 municípios Tocantinenses com 400 agentes multiplicadores, prefeitos prestigiam solenidade e agradecem apoio da deputada.
Com a presença do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, prefeitos e representantes das 12 cidades beneficiadas participaram do lançamento do programa ESCUDOS, na manhã desta quinta-feira, na sala de reuniões da Assembleia Legislativa. O programa de combate a vulnerabilidade social e prevenção ao uso de drogas e à violência será executado com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis (PV) e implantado em 12 municípios do Tocantins. A execução será realizada pelo Instituto Recriar Vidas em parceria com Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça.
Durante o lançamento a deputada Claudia destacou a importância da rede de proteção para ajudar a família e resgatar o jovem dependente químico. “Há muitos anos venho trabalhando para implantar projetos e programas com essa finalidade, e por isso fiz questão de destinar emenda parlamentar para esse programa”, declarou a parlamentar.
Claudia Lelis também aproveitou e entregou ao secretário nacional oficio solicitando a destinação de recursos federais para incentivo a atividade esportiva nos municípios tocantinenses. “Precisamos de ocupar nossos jovens, e por isso solicitei que o governo federal material esportivo, entre outros benefícios”, cobrou Lelis.
No lançamento estiverem presentes prefeitos e representantes de todos os 12 municípios beneficiados com o programa. Em nome dos prefeitos presentes, o prefeito de Araguacema, Marquinhos (MDB) falou da importância desse projeto. “Todos, nos, prefeitos estamos enfrentando esse grave problema das drogas e violência, e a destinação de recursos, capacitação de gestores, e apoio do governo do Estado e Governo Federal vamos avançar nesse combate. Os prefeitos agradecem a sensibilidade da deputada Claudia, que mesmo com pandemia esse combate irá acontecer, graças a destinação desses recursos’, agradeceu o prefeito.
As cidades beneficiadas são: Araguacema, Divinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Palmas, Chapada da Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Combinado, Aurora e Taguatinga.
O programa ESCUDOS de combate a vulnerabilidade social e prevenção ao uso de drogas e à violência, será executado pelo Instituto Recriar Vidas em parceria com Secretaria de Cidadania e Justiça
Secretário Quirino elogia projeto e garante apoio
O secretário elogiou a destinação de recursos da deputada Claudia e reforçou que somente com ações integradas é possível enfrentar esse grave problema. Quirino garantiu apoio ao programa. “Conte com o governo federal e saiba que estamos juntos nessa luta, porque o o uso de drogas afeta não só as pessoas, mas as famílias e toda estrutura social. Então é muito importante e relevante essa sensibilidade pois o problema das drogas não passa apenas pelo usuário mas por toda sociedade”, destacou o secretário.
O secretário estadual de cidadania e justiça, Heber Fidelis, também participou da solenidade e reforçou a política de apoio do governo estadual no enfrentamento a violência as drogas no Tocantins. “O estado tem apoio federal estamos no colocando à disposição dos municípios para contribuir com esse programa. A deputada Claudia é uma parlamentar que luta e briga muito para levar recursos para os municípios e esse projeto será fundamental para enfrentar esse grave problema”, reforçou o secretário.
O que é o programa ESCUDOS
Nas 12 cidades onde o programa será implantado, serão formados 400 agentes multiplicadores de políticas de prevenção ao uso de drogas, com foco na formação de uma rede de proteção social nestas cidades. Ao termino do programa, espera-se o atendimento direto e indireto de 12 mil pessoas, por meio da entrega de conteúdos didáticos e promoção de ações nas cidades contempladas.
Instituto Recriar Vidas
O Instituto Recriar Vidas é uma instituição brasileira focada nas ações de prevenção ao uso de drogas, estudo e promoção de iniciativas ligadas a saúde mental, aos fatores psicossociais e vulnerabilidades associadas. Atualmente, promove por meio de parcerias, incluindo a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, ações de formação de equipes de multiplicadores em iniciativas de prevenção ao uso de drogas e vulnerabilidades sociais associadas, por meio do método de instrumentalização pedagógica e psicológica, utilizando a experiência e vivência reais como princípio de reconstrução e valorização da vida. (Da assessoria de imprensa)