A Segurança Pública divulgou às 14 horas deste domingo, 6, o primeiro boletim das ações para garantir o livre exercício do voto nestas eleições. Com 4.108 agentes e 537 viaturas mobilizadas, o Tocantins registrou casos de compra de votos, três de falsidade ideológica, uma violação de sigilo do voto, uma ocorrência de boca de urna, uma de transporte de eleitores, além de duas prisões em flagrante.
OCORRÊNCIAS
Entre as ocorrências, estão o flagrante de um eleitor em Paraíso do Tocantins com uma requisição de combustível, ao ser abordado falou que recebeu de um candidato. Ele foi conduzido pela Polícia Federal. Em Pequizeiro, três indivíduos foram conduzidos pelas Polícias Federal e Militar por suposta compra de votos. Ainda foram apreendidos quatro celulares, cerca de R$ 3 mil em dinheiro e uma arma. Um novo boletim com dados atualizados será divulgado às 19 horas.
17 SUBSTUÍDAS
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) informou que entre 8 horas, início da votação, até as 13h50, um total de 17 urnas foram substituídas nas seções eleitorais do Estado. Segundo a Corte, foram registradas 159 ocorrências durante o dia. Do total, 141 já solucionadas e 18 em atendimento.
No âmbito da Justiça Eleitoral o termo ‘ocorrências’ é usado para qualquer tipo de atendimento, atividade ou problema no local onde há votação, como, por exemplo, fornecimento de energia, falta de água, voluntários que não compareceram, entre outras situações.