O vereador Milton Neris (PP), que sempre fez oposição ao ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), não poupou elogios ao papel que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) desempenhou para o desfecho da eleição da mesa diretora da Câmara na manhã desta quinta-feira, 28. “Sem a prefeita não teríamos conseguido o consenso”, avaliou Neris.
Segundo ele, Cinthia “foi fundamental” para o entendimento entre os dois grupos — o que fazia oposição e o que era situação de Amastha — e que resultou na retirada da candidatura do vereador Etinho Nordeste (PTB) e na eleição de Marilon Barbosa (PSB) para a presidência do Legislativo.
Neris contou que Cinthia ainda foi à Câmara pessoalmente acompanhar a eleição da mesa na manhã desta quinta-feira. “O outro [Amastha] ia lá para confrontar os vereadores e a prefeita foi para abraçar”, comparou o progressista.
Para Neris, pela postura que teve em todo o processo, “Cinthia hoje conta com o apoio dos 19 vereadores”. “Vamos fazer nossa parte e ajudá-la no que for possível porque a situação que ela herdou é muito complicada”, alertou o parlamentar.
LEIA MAIS
— Oposição a Amastha elege Marilon na Câmara e Cinthia precisará de habilidade para formar sua base
— Eleitos para a mesa da Câmara de Palmas, Marilon e Vandim vão até Carlesse
“Pedaladas” do Amastha
Ele confirmou o que já tinha dito ao CT o vereador Lúcio Campelo (PR), segundo o qual o ex-prefeito Carlos Amastha “pedalou” despesas de 2017, que foram reconhecidas no início deste ano e pagas, consumindo o orçamento de 2018. “O relatório do quadrimestre fala em déficit de R$ 36 milhões, mas o ‘rombo’ que ele [Amastha] deixou é muito maior, mas muito maior mesmo”, reforçou Neris.
Conforme o vereador, Amastha deixou contratos contínuos sem pagar, bem como empenhos cancelados no início do ano e despesas diversas. “Só do lixo são quase R$ 20 milhões que não foram pagos”, exemplificou.
Neris disse que o resultado é que Cinthia está tendo que liquidar as contas do mês e ainda passivos do ano passado. “Foi uma irresponsabilidade”, criticou o vereador.
Estreitamento com Palácio
Em função do que avaliou como “grave quadro das contas do município”, os vereadores próximos ao Palácio Araguaia estão trabalhando o estreitamento de relações entre a prefeita e o governador eleito Mauro Carlesse (PHS). “Foi com esse objetivo com tivemos lá com ele [nesta quinta]”, contou Neris. “Estamos buscando este estreitamento entre Paço e Palácio.”