A bancada federal tocantinense esteve reunida nesta quarta-feira, 13, para discutir medidas para melhor aplicação de recursos oriundos de emendas. A audiência também previa o encontro com secretários estaduais para tratar da aplicação dos recursos destinados pelos parlamentares nos anos de 2017 e 2018, bem como tratar das emendas impositivas deste ano, mas nenhum gestor compareceu.
Segundo o coordenador da bancada, o deputado Carlos Gaguim (DEM), foram convidados para a reunião os secretários Renato Jayme, da Saúde; Renato Assunção, da Infraestrutura; Adriana da Costa, da Educação; Cristiano Sampaio, da Segurança Pública; coronel Jaizon Veras, da Polícia Militar; e Reginaldo Leandro, dos Bombeiros. Ninguém compareceu, apesar de todos os parlamentares terem sugerido que a reunião ocorresse em Brasília.
Ponte de Xambioá
Durante a reunião, Gaguim comunicou ainda aos congressistas que a reunião com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, a respeito da Ponte de Xambioá, deve ocorrer na próxima semana, além do encontro, no dia 19, no Tribunal de Contas da União (TCU), para falar sobre o processo licitatório da jazida de minério de Palmeirópolis.
“Amanhã irei participar de reunião na Casa civil para tratar sobre projetos do Tocantins e que vou buscar, junto ao governo federal, a inclusão de limites do orçamento de 2019 para os novos parlamentares”, destacou Carlos Gaguim.
Estiveram presentes os senadores Eduardo Gomes (MDB) Irajá Abreu (PSD); e os deputados Osires Damaso (PSC), Tiago Dimas (SD), Célio Moura (PT), Carlos Henrique Gaguim (DEM) e Dulce Miranda (MDB).