O ex-governador Siqueira Campos teve um mega evento ao comemorar seus 93 anos em 1º de agosto de 2021. As homenagens aniversário foram realizadas por meio de uma transmissão ao vivo pelo Youtube, um evento que teve à frente o senador Eduardo Gomes (PL), aliado histórico do ex-governador. Um dos pontos foi a mensagem a Siqueira de todos ex-governadores e do titular do cargo à época, Mauro Carlesse. Além dele, mandaram mensagem Sandoval Cardoso e dois ex-adversários medebistas, Moisés Avelino e Marcelo Miranda.
Siqueira ainda ganhou o livro “Um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins”, de autoria do conselheiro estadual de Contas José Wagner Praxedes e do senador Eduardo Gomes (MDB). A obra virou exposição e rodou o Tocantins para mostrar a trajetória do maior líder político do Tocantins.
O início
José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no Ceará, em 1928, e chegou ao Tocantins nos anos 1960. Em Colinas se elegeu vereador em 1965. Em 1971 conquistou seu primeiro mandato na Câmara Federal, representando o então norte de Goiás e, na luta pela criação do Tocantins, fez greve de fome de 98 horas, em Brasília.
Com o sonho do novo Estado realizado, Siqueira foi a campo para conquistar os votos que o tornaram o primeiro governador do Tocantins, na eleição ocorrida após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988.
O já governador enfrentou a tudo e a todos para criar uma nova capital brasileira, Palmas, em 1989. A cidade hoje é uma das mais belas e modernas do País, e já conta com mais 300 mil moradores.
As voltas por cima
Siqueira se elegeu governador mais uma vez em 1994 e foi reeleito em 1998. Em 2006 decidiu voltar à disputa, quando o então governador Marcelo Miranda deixou seu grupo, a União do Tocantins. Derrotado, o líder utista recorreu à Justiça, o que resultou na primeira cassação de Marcelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009.
No entanto, contrariando as expectativas de Siqueira, a Corte Eleitoral decidiu por uma eleição indireta, o que fez com que o então presidente da Assembleia, Carlos Gaguim, fosse eleito governador com os votos dos deputados estaduais.
Siqueira retomou então às ruas em busca de votos da população em 2010 e se elegeu governador pela quarta vez.
Com a saúde abalada, o ex-governador foi se afastando aos poucos da vida pública, mas não totalmente. Em 2018 ainda se elegeu primeiro suplente do senador Eduardo Gomes. Siqueira assumiu a vaga no Senado por algumas semanas em meados de 2019.