A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) comemorou 35 anos de instalação com uma sessão solene nesta quinta-feira, 29, marcada por homenagens. A Casa de Leis distribuiu a 21 personalidades a “Ordem do Mérito do Legislativo”, destinada a agraciar aos que se destacam por relevantes serviços prestados ao País e ao Estado no exercício de suas profissões, contribuindo para a promoção da dignidade humana, constituindo exemplos para a coletividade e que tenham merecido a gratidão e admiração do povo tocantinense.
WANDERLEI, CINTHIA E MARCELO
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB); o ex-governador Marcelo Miranda (MDB), o primeiro presidente da Aleto, Raimundo Boi; o ex-prefeito Júnior Evangelista, de Miracema; o juiz militar Fernando Pessôa da Silveira Mello; o cantor Ivan Medeiros estão entre os que receberam “Ordem do Mérito do Legislativo”. Além disto, a família de João D ́Abreu, que dá nome ao prédio da Casa de Leis; e Rosa Pesconi, viúva de Antônio Pesconi, que batiza o Plenária, foram homenageados com uma placa.
LEGADO DA ALETO FOI E SERÁ CONSTRUÍDA POR SERVIDORES E PARLAMENTARES
Anfitrião da solenidade, o presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), falou sobre a iniciativa de entregar comendas na cerimônia. “O legado desta Assembleia foi e será construído com a atuação de servidores e parlamentares, sendo fundamental reconhecer e agradecer a todos que colaboram com este Poder, por isso homenageamos algumas pessoas com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, reconhecendo publicamente suas contribuições para a consolidação do Estado do Tocantins”, argumentou. O deputado não deixou de destacar o atual posicionamento da Casa de Leis. “A Aleto tem atuado diretamente para promover o diálogo, diminuindo a distância entre os Poderes e a população, harmonizando os conflitos de interesses e agregando o direito de todos, na busca por um Tocantins mais próspero”, acrescentou.
PRINCIPAIS HOMENAGEADOS
Em discurso, Wanderlei Barbosa reconheceu a contribuição dos deputados e servidores na construção e desenvolvimento da história da Assembleia Legislativa e destacou a importância do trabalho dos deputados constituintes de 1989, referindo-se ao presidente da época, conhecido Raimundo Boi. Marcelo Miranda deu destaque ao ato de comemoração dos 35 anos da Assembleia e às homenagens concedidas. “Hoje é um dia muito especial, nos estimula na responsabilidade de continuarmos trabalhando pelo desenvolvimento deste Estado”, pontuou. Cinthia Ribeiro disse sentir alegria ao ser homenageada. “Esta comenda representa o reconhecimento pelo trabalho e aprendizado dos quase cinco anos, que me fizeram uma pessoa melhor ao passar pela gestão municipal de Palmas, oportunidade que tenho contribuído pela evolução deste maravilhoso Estado”, anotou.
PROGRAMAÇÃO
A sessão contou ainda com o lançamento do Selo Comemorativo dos 35 anos da Aleto, coordenado pelo superintendente Estadual dos Correios, José Luiz da Cunha Filho. A apresentação cultural ficou por conta do cantor Chico Chocolate, com a música Pequi Blues; participação do compositor e intérprete, Ivan Medeiros, cantando músicas de sua autoria e a Banda da Polícia Militar, que apresentou o Hino Nacional.