Com o retorno dos trabalhos legislativos da Câmara de Palmas nesta terça-feira, 5, o coletivo Somos destaca que irá priorizar neste 2º semestre pautas voltadas para direitos humanos, inclusão social, sustentabilidade e participação cidadã. O grupo é formado por Alexandre Peara, Ayrton Lopes, Eduardo Azevedo, Elba Bruno, Luciely Oliveira e pela porta-voz e detentora do mandato na Casa de Leis, Thamires Lima (PT). Acompanhamento de projetos já apresentados, a ampliação de políticas públicas para grupos vulnerabilizados e a escuta ativa de movimentos sociais estão na agenda do coletivo.
COMPROMETIDOS COM UMA POLÍTICA QUE NÃO SE FECHA NOS GABINETES
A vereadora Thamires Lima (PT) destacou a atuação do grupo em contato direto com a sociedade. “Retomamos os trabalhos com a responsabilidade de dar continuidade às lutas que iniciamos no primeiro semestre, como o fortalecimento das políticas LGBTQIA+, de igualdade racial e de proteção às mulheres. Estamos comprometidos com uma política que não se fecha nos gabinetes, mas que dialoga com as ruas, com quem mais precisa de representação”, afirmou.
AÇÕES PREVISTAS
Entre as ações já previstas para os próximos meses, estão novas audiências públicas, projetos voltados à educação antirracista e iniciativas de sustentabilidade urbana. O Coletivo também pretende intensificar a fiscalização das políticas municipais voltadas à mobilidade urbana, saúde mental e proteção animal.
PROMOÇÃO DE DIGNIDADE
Para o covereador Alexandre Peara, a retomada é uma oportunidade de avançar em projetos que promovam dignidade para a população. “Seguiremos defendendo uma cidade mais acessível e mais justa, com ações concretas para garantir os direitos das pessoas com deficiência e da população periférica” , defende. Ayrton Lopes destaca a importância de manter o enfrentamento às desigualdades como eixo central da atuação coletiva. “Temos uma missão clara: combater todas as formas de opressão institucionalizadas e propor políticas públicas que garantam a cidadania plena para todas as pessoas, especialmente as que historicamente foram excluídas” acrescentou.
PAUTAS SOCIAIS E CAUSA ANIMAL
Elba Bruno reforçou que o coletivo irá continuar priorizando pautas sociais urgentes como a luta por moradia digna e apoio às mães atípicas. “Estamos comprometidas com a construção de políticas públicas que acolham as mães atípicas em sua integralidade — garantindo acesso à educação inclusiva, saúde e rede de apoio. E também vamos continuar cobrando do poder público soluções reais para o déficit habitacional em Palmas, com foco na moradia popular como direito básico “, destaca. Já Luciely Oliveira destacou que o mandato coletivo seguirá atento às demandas da causa animal. “Vamos continuar fortalecendo o diálogo com protetores e garantir que Palmas avance na construção de políticas públicas que realmente protejam os animais, com campanhas de castração, fiscalização e acolhimento” finaliza a covereadora.
SOMOS COM SECRETARIA NO GOVERNO EDUARDO
O secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eduardo Azevedo, afirmou que o coletivo continuará atuando para garantir respeito e valorização às expressões culturais de matriz africana. “Vamos seguir firmes no fortalecimento da capoeira enquanto patrimônio cultural e ferramenta de transformação social, além de ampliar o apoio às casas de axé da nossa capital, que são espaços de resistência, espiritualidade e cultura. Nosso mandato tem o dever de proteger essas tradições e garantir que elas sejam reconhecidas e respeitadas pelo poder público”, encerrou.