O distrito de Taquaruçu será a capital do Tocantins por um dia nesta sexta-feira, 1º. A mudança da sede administrativa da Prefeitura de Palmas obedece o artigo 3º da Constituição Estadual e o parágrafo segundo do artigo 1º da Lei Orgânica Municipal (Emenda nº 53). A agenda pública começa às 9 horas, com o Momento Cívico na Praça Joaquim Maracaípe, com a participação da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, da Escola Beatriz Rodrigues.
Conforme a prefeitura, estão previstas ainda apresentações do Coral da Escola Crispim Pereira de Alencar e do Projeto Veredas de Taquaruçu.
Após a solenidade, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) se deslocará para seu gabinete, instalado no Centro de Atendimento ao Turista. As secretarias de Governo, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Finanças farão atendimento ao público no local.
Conforme o Decreto 1.611 de segunda-feira, 28, o expediente do município nesse período de crise decorrente da paralisação dos caminhoneiros é de seis horas ininterruptas, das 8 às 14 horas.
Também em função das manifestações dos caminhoneiros e do consequente desabastecimento parcial de diversos setores, como o de alimentos e de combustíveis da Capital, a prefeitura afirmou que vai realizar a transferência da sede administrativa da gestão com uma programação mais enxuta.
As ações que estavam previstas pelas secretarias, autarquias e instituições parceiras com diversos atendimentos à população de Taquaruçu e região serão realizadas em uma nova data a ser definida, já que demanda a mobilização de um número maior de servidores.
Conforme o município, este ano, o evento antecede a eleição suplementar para governador, o que também influenciou na decisão da gestão de restringir a programação ao atendimento administrativo em atenção ao período e à legislação eleitoral. (Com informações da Secom Palmas)