A janela partidária se fechará na sexta-feira, 1º, e quem pulou de galho, pulou; quem não pulou, não pula mais. A indefinição é muito grande, sobretudo para deputados de mandato. Jair Farias já tomou a decisão, se desfiliou do MDB e deve migrar para o União Brasil, da professora Dorinha Seabra Resende.
Já o presidente da Assembleia, Antônio Andrade, deu sinal de total alinhamento com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Após ser anunciado por Dorinha como vice-presidente do UB do Tocantins — ele era do PSL, que se fundiu com o DEM —, Andrade foi com Wanderlei a Brasília e ingressou no Republicanos.
Mas a vida não está fácil para os mandatários. Em conversa com vários deputados nos últimos dias, o que senti foi uma grande apreensão. Um cálculo errado neste momento e a reeleição já era. A resistência dos partidos em recebê-los é enorme porque, sem coligação, quem não está no mandato tem poucas chances se tiver que concorrer com um parlamentar. Assim, as siglas preferem candidatos de competitividade semelhante para conseguir fechar suas chapas, o que exclui deputados, robustecidos pela projeção natural, emendas parlamentares, verba de gabinete para viajar todo o Estado às custas dos contribuintes e cargos no Estado para colocar cabos eleitorais.
Nesta última semana de “janela”, Palmas está recebendo políticos de todas as regiões que vêm para a definição. Ex-prefeitos, ex-vereadores, empresários e líderes das comunidades em geral querem encontrar justamente um partido que lhes deem condições de competir em pé de igualdade, para não serem usados de escada na reeleição de mandatários.
No que depender da maioria dos presidentes de legendas, eles serão recebidos de braços abertos.
Parece ter ficado para trás o tempo em que a briga das siglas era por deputados, e a filiação de cada um deles comemorada como a vitória de uma das diversas batalhas que formam a guerra das eleições.
Por isso, mais do que nos processos anteriores, a reeleição de parlamentares em 2022 será um feito quase que epopeico.
CT, Palmas, 30 de março de 2022.