A iniciativa da reunião entre Paço e Palácio dessa quarta-feira, 5, foi do governador Mauro Carlesse (PSL) e deixou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), pra lá de satisfeita. Na pauta administrativa, o cronograma de obras e ações do Estado na Capital. No campo político, o destaque foi a volta à prefeitura do vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido), também pré-candidato à principal cadeira do Palácio Araguaia, após o afastamento que resultou de seu rompimento com o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB).
A decisão de Carlesse de conversar com Cinthia sobre esse cronograma de obras e ações parte do princípio de que não é possível administrar os interesses do Estado na Capital sem essa parceria com a prefeitura. São vários pontos de interesse comum. As obras da NS-15, regularização fundiária e as ações sociais para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 são algumas das mais importantes. Dos dois lados, a avaliação é que, no campo político, ambos ganham com essa parceria, uma vez que as ações e obras podem ter mais velocidade.
Ainda nesse campo da política, a reunião dessa quarta-feira, 5, contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, que, como vereador de Palmas, foi um dos mais importantes aliados das duas gestões do ex-prefeito Raul Filho (2005-2012) e, como deputado estadual, fundamental na eleição do ex-prefeito Carlos Amastha, em 2012. Wanderlei rompeu com Amastha ainda no primeiro mandato e se tornou um contumaz adversário de seu ex-aliado.
Talvez este — o adversário comum — seja um ponto de contato entre Wanderlei e Cinthia, também ela uma ex-aliada de Amastha, de quem era vice-prefeita e com quem rompeu após eleições de 2018. No ano passado, o vice-governador chegou a ensaiar uma pré-candidatura a prefeito, mas desistiu — acabou apoiando o deputado federal Eli Borges (SD).
Se essa parceria se amalgamar numa composição para as eleições de 2022, pode ser extremamente proveitosa para Wanderlei. Claro, para isso, tem aquela questão de que Carlesse precisa renunciar para o atual vice-governador se sentar na cadeira mais importante do Estado. Mas tudo indica que é o que vai ocorrer, apesar das fumaças que o governador volta e meia joga no ar para confundir o cenário.
É importante considerar no tabuleiro que o governo do Estado já conta com a estratégica aliança com a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PSL), a terceira maior estrutura administrativa do Tocantins. É também oportuno considerar que, nas eleições estaduais, o apoio de quem domina as máquinas administrativas sempre faz uma enorme diferença.
Por isso, se essa parceria com Palmas se aprofundar, se consolidar e desembocar numa aliança eleitoral, Wanderlei e Carlesse — este forte nome para o Senado — sairão ganhando. Também a prefeita Cinthia e, com as obras e ações, toda a população.
Afinal, eleições têm seu momento e o peso dos candidatos na disputa depende daquilo que proporcionaram aos eleitores.
CT, Palmas, 6 de maio de 2021.