O discurso da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), na coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 20, não agradou o vereador Tiago Andrino (PSB), braço direito do antecessor e ex-aliado da tucana, Carlos Amastha (PSB). Em vídeo postado nas redes sociais, o parlamentar fez uma série de críticas em relação aos serviços públicos da Capital e ainda questionou a falta de “autocrítica” e “gratidão” da chefe do Executivo.
Não conhece a realidade da saúde
Um dos principais pontos de embate do parlamentar na Câmara foi reforçado no vídeo. “Eu fiquei preocupado com a mensagem que ela deixou. Primeiro mostrou que não conhece bem a realidade. Falar que a saúde melhorou? Então ela não viu os dados do Ministério da Saúde, o quanto que ela tirou médicos das unidades de saúde, chegou a 40% a menos; a dengue virou caso sério e somos a primeira capital em casos”, elencou.
Muita incompetência
A falta de comentário sobre o trânsito foi outro motivo para as críticas de Tiago Andrino. “Palmas avançou muito nas mortes em trânsito”, defendeu o vereador, que listou ainda o problema de multas que não estão sendo processadas, de radares e com os aplicativos de transporte. “Trocou de secretários quatro vezes. Muito incompetência”, continuou.
Sem autocrítica
Para Tiago Andrino, a prefeita de Palmas também errou ao não reconhecer os erros da administração e aproveitou para exaltar a gestão de Amastha. “Não entendi esta forma da prefeita de não fazer uma autocrítica e culpar o mundo, culpar o governo… Ela não lembra que quando assumimos a gestão enfrentamos um momento tão difícil do Brasil e ela está em um tão melhor”, disse o pessebista, citando que Cinthia Ribeiro está gerindo um Orçamento “maior que o dobro” do que o executado pelo antecessor.
Falta humildade e gratidão
Tiago Andrino ainda avalia que Cinthia Ribeiro poderia está aproveitando um capital político deixado por Amastha, citando o empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e de recursos para investir em energia solar. “Isto deveria ser muita força deste governo. Deixamos a cidade pronta, todo mundo sabe que Palmas estava pujante. Agora falta gratidão, falta humildade e uma mensagem forte de esperança”, encerrou.