O Diário Oficial da Câmara publicado nesta quarta-feira, 30, trouxe a declaração da perda de mandatos de 7 parlamentares ocasionado pelo novo entendimento em relação às sobras eleitorais dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A bancada tocantinense será alterada. Lázaro Botelho (Progressistas) deixa o legislativo federal e quem assume é Tiago Dimas (Podemos), que já foi convocado para assumir a cadeira como titular pela Mesa Diretora.

DE TITULAR À SUPLENTE
Com a confirmação da redistribuição, Tiago Dimas será deputado federal na vaga de Lázaro Botelho, que vira 1º suplente de Vicentinho Júnior (Progressistas) na Câmara. Quem também são alçados à suplência são os filiados do Podemos que disputaram a cadeira, como Kita Maciel (1º), Marcos Valério (2º) e Salomão do Alziro (3º).
OUTROS IMPACTADOS
O ato da Câmara também traz a perda dos mandatos de Silvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Goreth (PDT-AP), Augusto Puppio (MDB-AP), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO). No lugar entram: Aline Gurgel (Republicanos-AP), Paulo Lemos (Psol-AP), André Abdon (PP-AP), Professora Marcivania (PCdoB-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Rafael Fera (Podemos-RO).
POSSÍVEL FAZER MUITO APESAR DO PRAZO CURTO
Ao ser diplomado para a vaga que agora é convocado, Tiago Dimas ressaltou a disposição de trabalhar pelo Tocantins, independente do período. “Teremos menos tempo que o mandato original, mas vamos trabalhar muito e mostrar que é possível fazer muito, mesmo com prazo curto. Agora é a hora de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado e do País, ajudando os municípios com destinação de recursos, e participando dos grandes debates legislativos. Há muitas discussões relevantes em Brasília e um parlamentar precisa atuar e se posicionar”, afirmou na época.