O Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) teve agenda nesta segunda-feira, 26, para alinhar a parceria com 10 instituições públicas de segurança visando as ações a serem realizadas durante as eleições de domingo, 2. Conforme a Corte, 4,5 mil agentes irão atuar em parceria com a Justiça Eleitoral. Ainda neste mês, um termo de cooperação será assinado entre o TRE e as corporações O documento oficializa a parceria como mecanismo de prevenção e de enfrentamento a atos de violência político-partidária que possam colocar em risco a normalidade do processo eleitoral.
HISTÓRICO DE ELEIÇÕES PACÍFICAS
Durante o encontro, o presidente da Corte, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, reforçou a importância do trabalho das forças de segurança na garantia do direito ao voto. “Temos um histórico de eleições pacíficas no Tocantins e a nossa expectativa é que continue ocorrendo eleições com paz e harmonia; nossos mesários estão orientados a agirem com a máxima delicadeza e educação para que o eleitor não sinta-se intimidado no seu direito de ir votar e que possa retornar em paz e tranquilidade. Esse objetivo é um princípio eleitoral tradicional da nossa doutrina eleitoral e constitucional”, destacou.
MEMBROS
Fazem parte do GSI representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Tocantins, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria de Segurança Pública Estado do Tocantins e Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins. “Nossa preocupação em chamar as forças de segurança é para, juntamente conosco, prestar serviço relevante aos eleitores; para que tenhamos eleições limpas e seguras, e contamos com a colaboração de sempre das forças de segurança para que o TRE possa prestar aos eleitores tudo aquilo que for necessário para que livres possam exercer o direito de voto”, frisou o Juiz José Maria Lima, presidente do GSI.
PRESENÇAS
Participaram da reunião nesta segunda-feira o Procurador Regional Eleitoral, João Gustavo de Almeida Seixas; o juiz José Ribamar Mendes Júnior, membro da Comissão Permanente de Segurança do TRE-TO; o comandante do 22º Batalhão de Infantaria/Exército, coronel Adenir Fernandes Nogueira; o delegado da Polícia Federal, Marcelo Dutra; o agente da Polícia Rodoviária Federal, Márcio Rezende; o superintendente da ABIN, Renato Nepomuceno; o Coronel da Polícia Militar, Marizon Marques; a Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros, Andreya Bueno; o delegado da Polícia Civil, Jéter Rodrigues; o agente da Polícia Penal/Sec. de Cidadania e Justiça, Cleiton Arantes; o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; e o agente de Polícia Judiciária do TRE-TO, Marcos Leôncio.