Em reunião com líderes políticos e de setores produtivos em Miracema, o prefeito licenciado de Palmas, presidente em exercício da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e pré-candidato a governador, Carlos Amastha (PSB), destacou a necessidade de mudanças estruturais das relações entre poderes públicos que visam o fortalecimento dos municípios.
Ao abordar a necessidade de um novo pacto federativo, Amastha afirmou que inúmeros municípios passam pela mesma dificuldade no País. Segundo ele, há casos mais problemáticos como, por exemplo, quando as verbas vão para o governo do Estado, que não repassa aos municípios. O prefeito licenciado disse que é o caso de Palmas, na área da saúde. A prefeitura recorre à Justiça para que o Estado repasse R$ 7 milhões para o setor. “A economia brasileira se movimenta nos municípios. A saída para a crise está no fortalecimento dos municípios. O modelo de gestão que aí está deve ser revisto”, declarou.
Exemplo de gestão
Na residência do deputado estadual licenciado Júnior Evangelista (PSC), recém-nomeado secretário da Habitação em Palmas, Amastha falou sobre as realizações à frente da Prefeitura de Palmas e o cenário político do Estado. “Temos muito trabalho pela frente. Queremos fazer no Tocantins a transformação que fizemos em Palmas. Uma cidade valorizada, com potenciais explorados e girando a economia para o município”, afirmou.
“Não queremos benefícios pessoais. Queremos sim que a nossa cidade seja valorizada, que empregos sejam gerados. Amastha já fez muito pelo Tocantins ao transformar Palmas e a cidade é de todos nós”, falou Evangelista, em seu discurso.
Na região Norte
Amastha esteve também em Araguaína, no sábado, 20, quando se encontrou com lideranças políticas e representantes dos segmentos do agronegócio, comércio e diversas entidades. “Araguaína precisa e pode ampliar sua força econômica”, declarou o prefeito. Entre os presentes estavam o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína, Roberto Paulino, o advogado Paulo Roberto, que foi candidato a prefeito da cidade no último pleito, vereadores, prefeitos da região e membros de associações, como a de policiais militares, que debateram a necessidade de melhoria na segurança do Estado. No dia anterior, Amastha esteve no extremo norte, nos municípios de Xambioá e Araguanã. (Com informações da assessoria de imprensa)