O Tocantins registrou um aumento de 41.46% no número de eleitores que enfrentam desafios relacionados a deficiências ou mobilidade reduzida, informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dos 1.171.342 cidadãos que irão às urnas em outubro, um total de 15.831 são pessoas com deficiência. O último pleito municipal, em 2020, contou com 1.035.289 eleitores, 11.191 destes necessitavam de algum tipo de atendimento especial.
DIFICULDADES NA LOCOMOÇÃO LIDERAM
De acordo com a Justiça Eleitoral, dos mais de 15 mil eleitores com registro de deficiência, entre as principais alegações, estão 4.151 pessoas que declararam ter deficiência de locomoção; 3.210 se declaram portadora de deficiência visual; e 2.016 possuem deficiência auditiva. Os demais foram pessoas com dificuldade para o exercício do voto, entre outras declarações.
MUDANÇA DE LOCAL DE VOTAÇÃO
O TRE alerta que este eleitor tem até o dia 22 de agosto para solicitar a votação para alguma das seções com acessibilidade, com a ressalva que este novo local esteja dentro do mesmo município. A Transferência Temporária de Eleitor (TTE) pode ser solicitada pela internet, pela página do Autoatendimento Eleitoral – Título Net, desde que sua situação no cadastro eleitoral esteja regular.
TODAS AS ZEs ADAPTADAS
Conforme a última avaliação da acessibilidade das edificações da Justiça Eleitoral no Tocantins, realizada em 2022, todas os edifícios-sede das 33 Zonas Eleitorais possuem as condições mínimas para o atendimento de pessoas com deficiência (física, visual e auditiva), portanto, considerando que a circunscrição eleitoral das 33 ZEs abrange os 139 municípios, os cartórios eleitorais estão adaptados e preparados para atender todos os eleitores do estado do Tocantins.