O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou nessa quarta-feira, 3, o rateio de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) entre os Estados e o Distrito Federal. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o Estado terá à sua disposição R$ 5.106.190,85, acima do repasse de Santa Catarina (2,04%) e da Paraíba (2,05%). A maior fatia ficou com São Paulo, com 6,63% do total do FNSP.
O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, participou da solenidade, em Brasília, que contou ainda com a entrega de forma simbólica de viaturas, armamentos, munições, coletes, entre outros equipamentos, avaliados em R$ 1.507.205, 20 para o Tocantins. As doações fazem parte de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Púbica, que prevê a cessão de agentes das forças de segurança estaduais para atuarem na Força Nacional, em contrapartida, são destinados diversos benefícios.
Sampaio disse que percebeu um esforço “tanto da União quanto dos Estados” para alinhar as suas políticas de segurança pública e as suas ações, para haver resultados “cada vez mais eficientes em favor de toda comunidade”. “Essa entrega representa um pequeno passo, mas que fortalece a segurança e a articulação das políticas públicas e, assim, a gente caminha para um Estado realmente mais seguro”, ressaltou o secretário tocantinense.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou da solenidade.