O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Bruno Araújo, notificou o diretório da sigla no Tocantins, comandada pelo ex-senador Ataídes Oliveira, para apresentar defesa em relação a dois pedidos de intervenção. Ambos são de autoria de tucanos membros da administração da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), sendo um do presidente da Fundação da Infância e Juventude, João Pedro Dornelles Claret; e outro da secretária-executiva da Saúde, Marttha de Aguiar. A citação é do dia 14 de fevereiro e as respostas do PSDB do Estado foram feitas no dia 20 e 21 do mesmo mês.
Apenas defesa das prévias
O pedido de intervenção de João Pedro Claret foi feito contra o diretório estadual. Ele critica a postura de Ataídes Oliveira na guerra aberta contra Cinthia Ribeiro em relação a sucessão na Prefeitura de Palmas, citando até a sinalização da direção nacional pela reeleição da atual prefeita. Apesar disto, a defesa minimiza o caso e alega que o presidente limitou-se em defender as prévias diante da existência de mais de uma pré-candidatura, o que estaria em observância com os “princípios basilares da própria agremiação”.
Intervenção no diretório municipal
Já a representação de Marttha de Aguiar pede intervenção na comissão provisória do PSDB em Palmas sob a argumentação de ela teria vencido ainda em outubro do ano passado, fazendo-se necessário a nomeação de novos membros para a realização da eleição do diretório. Em sua defesa, a direção estadual cita que a indicação da última composição do partido na Capital foi feita após a promulgação da Lei 13.831 de 2019, que estende para oito anos o prazo de validade dos órgãos provisórios.