
O União Brasil (UB) e o Progressistas (PP) formalizaram na tarde desta terça-feira, 29, a formação de uma nova federação, que leva o nome das duas siglas, a União Progressista. Principal expoente tocantinense entre as duas agremiações, a senadora Dorinha Seabra (UB) fez questão de comemorar a união, apesar de cumprir missão oficial fora do País.
CAMINHAR PELO TOCANTINS PARA APRESENTAR PROPOSTAS DA FEDERAÇÃo
Dorinha Seabra antecipou que irá apresentar ao Estado o posicionamento da nova aliança. “Nós que lutamos e acreditamos na política e na democracia vivemos um momento importante. A federação entre União Brasil e Progressistas assume o compromisso de discutir políticas públicas, garantir a democracia e o respeito aos cidadãos. […] Vamos caminhar pelo Tocantins mostrando nossas propostas, mas, acima de tudo, escutando o povo”, destacou.
REGRAS TRANSPARENTES PARA DEFINIR OS REPRESENTANTES NAS ELEIÇÕES
Colocada como pré-candidata a governadora, Dorinha Seabra fez questão de enfatizar a necessidade de um estatuto bem definido para regulamentar a escolha de candidaturas estaduais. “É fundamental termos regras transparentes sobre como serão definidos os nomes que representarão essa federação nas eleições”, ponderou.
FEDERAÇÃO NO TOCANTINS
Com a federação, o União Progressista passa a ter 52 prefeituras no Tocantins, sendo 37 do União e 15 do PP, 48 vice-prefeitos, (27 do União e 21 PP), o que representa a responsabilidade de governar para mais de 711 mil tocantinenses. Além disso, o bloco ainda conta com 429 vereadores (287 União e 142 PP), e dois deputados estaduais (Vanda Monteiro e Jair Farias).
UNIÃO PROGRESSISTA NO CONGRESSO
No Congresso Nacional, a federação soma 109 deputados federais e 14 senadores, tendo os tocantinenses a senadora Dorinha e o deputado Carlos Gaguim pelo União e os deputados Vicentinho Júnior e Lázaro Botelho do PP. A federação ainda conta com o governo em seis estados, sendo o União com Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, e PP com Acre e Roraima.