A convenção estadual do União Brasil (UB) na tarde desta segunda-feira, 17, ignorou o embate relacionado à comissão provisória da Capital, capitaneada pelo deputado federal Carlos Gaguim, de um lado, e pela estadual Vanda Monteiro e o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, de outro, e que tem como pano de fundo as eleições para Prefeitura de Palmas. A assessoria afirma que a audiência tratou somente da eleição da nova executiva estadual, já que a atual venceria no dia 30 deste mês, conforme o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).
NADA DE NOVO SOB O SOL
Quase nada mudou. Além da óbvia manutenção da senadora Dorinha Seabra no comando da sigla, Gaguim continua na 1ª vice-presidência e o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, na 2ª. A principal alteração aconteceu com a vaga de 3º presidente, agora a cargo do deputado estadual Jair Farias. Vanda Monteiro permanece como tesoureira, tendo como adjunto Dário Pereira de França, e Cleber Pinheiro na secretaria-geral. Já a secretária-adjunta passou a ser Jucylene Borba.
A CONVERSA AINDA PODE VIR
Apesar da situação da Capital não ter sido abordada, Dorinha Seabra dá indício de que a conversa ainda deve vir, conforme disse em material distribuído à imprensa. “A partir de agora, a nossa tarefa é organizar o União Brasil em todo o Tocantins a partir de cada município, ouvindo as pessoas, discutindo o que o nosso partido quer construir”, pontuou a senadora, sem citar uma cidade específica.
ENTENDA
A convenção foi convocada por Dorinha Seabra após Eduardo Siqueira Campos e Vanda Monteiro pedirem em manifesto que a executiva estadual emitisse um parecer sobre a legalidade da comissão provisória da Capital, presidida por Carlos Gaguim. O cerne da questão é a eleição para a Prefeitura de Palmas. O deputado federal tem simpatia pelo projeto da deputada estadual Janad Valcari (PL) e até aceita acolhê-la no União Brasil, ignorando a dupla de pré-candidatos dentro do partido. Apesar do bate-boca público entre os três – Gaguim não gostou da nota, enquanto Eduardo Siqueira e Vanda Monteiro responderam – o embate não foi pauta da reunião, conforme a assessoria.