A União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET) confirmou no início da noite desta sexta-feira, 5, a eleição de Enoque Neto (Republicanos), de Araguaína, como presidente da entidade. O parlamentar vence o pleito como candidato único, isto porque a oposição, liderada pelo presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UB), rompeu com a Uvet há cerca de duas semanas e criou outra entidade, a União dos Vereadores Tocantinenses (UVT).
VOTAÇÃO
O pleito da Uvet teve a participação de 456 eleitores. Enoque Neto contou com o apoio de 441 destes. Houve ainda 5 votos brancos e 10 nulos. Do total de votantes, o vereador de Araguaína conseguiu o apoio de 96,71%. “Esta foi uma vitória histórica, que me deixa muito contente e aumenta ainda mais a responsabilidade e a vontade de trabalhar por todos os vereadores e vereadoras do nosso Tocantins”, afirmou o presidente eleito por meio da assessoria.
NOVA DIRETORIA SERÁ EMPOSSADA EM JUNHO
A posse de Enoque Neto está marcada para o dia 5 de junho, a partir das 9 horas, na sede da Uvet. O mandato é deste ano a 2025. A nova diretoria também conta com Elyésyo Tavares Bezerra (PT), de São Salvador; e Hérica Menezes (PSD), de Figueirópolis, na 1ª e 2ª vice-presidências, respectivamente; Edilson Tavares (MDB), de Miracema, na secretaria geral. Entre os destaques está a mudança de cargo do atual presidente da entidade, Terciliano Gomes (PSD), que passará a ser o tesoureiro.
BRIGA POR FILIAÇÕES
Com o racha, o Tocantins passa a ter duas entidades representantes dos parlamentares municipais. Miguel do Cajueiro (UB) chegou a garantir que um total de 50 Câmaras estiveram na reunião que deliberou a recriação da UVT. Terciliano Gomes contesta o número e garante haver 80 legislativos filiados na Uvet, que ainda preside. As presidências das duas principais Casas de Leis do Tocantins – José do Lago Folha Filho (PSDB), de Palmas; e Marcos Duarte (SD), de Araguaína – estão neste grupo.