O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) preencheu quase todas as vagas que desocupou esta semana em sua gestão. O Diário Oficial do Estado da noite dessa quinta-feira, 9, trouxe novos nomes para a administração do Estado.
LELIS E VALDEREZ
Como a coluna havia antecipado, o ex-deputado estadual Marcelo Lelis, marido da deputada estadual Cláudia Lelis (PV), é o novo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A também ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco, esposa do deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas), é a nova Secretária Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo, da Secretaria Executiva da Governadoria, no lugar de Marcos Milhomem.
ANDRADE NA SETAS?
Se Valderez foi para essa pasta, pode significar que o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) ganhou a queda de braço para a emplacar a esposa, Virgínia Andrade, na Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). A ver.
IRMÃO DE RICARDO AYRES
Outro parente é o advogado Rodrigo de Carvalho Ayres, irmão do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), que foi nomeado como secretário executivo da Secretaria da Administração. Ele já ocupava a pasta e foi reconduzido.
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Cotado a ficar fora do governo, o empresário Belo Lima conseguiu voltar para a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviço. Havia uma expectativa (muito comemorada por diversos setores do empresariado) de que o ex-deputado federal Osires Damaso ficasse com a pasta.
ANDRADE EMPLACA DETRAN
Antônio Andrade conseguiu mesmo emplacar, como a coluna também havia antecipado, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o tenente Willian Gonzaga dos Santos, ex-diretor-geral da Assembleia.
ELENIL NO ESPORTES
O ex-deputado estadual Elenil da Penha é o novo secretário dos Esportes e Juventude, uma pasta cujo comando ele já dividia como deputado estadual e também araguainense Jorge Frederico (Republicanos). O ex-titular e vereador de Araguaína Flávio Gomes da Silva, o Flávio Cabanhas (PTB), ligado a Jorge Frederico, passa a ser o secretário executivo da pasta.
VOLTA PARA A CÂMARA
O também vereador de Araguaína Fraudneis Fiomare (PSC), que ocupava essa última pasta, fica de fora do governo e voltará para a Câmara. Assim, seu suplente, Robert Demond (PSC), deixará a vaga do Legislativo local.
VOLTARAM
Paulo Lima voltou para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); o vereador de Colinas Washington Ayres reassume a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins); e Robson Moura Figueiredo Lima, do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins).
CGE X PARCERIAS E INVESTIMENTOS
O procurador do Estado José Humberto Pereira Muniz Filho deixou a Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos para assumir como secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, no lugar de Senivan Almeida de Arruda, um remanescente da gestão Mauro Carlesse. A pasta de Parcerias e Investimentos fica com o advogado Thomas Jefferson Gonçalves Teixeira.
AINDA INDEFINIDOS
Assim, do primeiro escalão ainda estão indefinidos os titulares da Setas e da Secretaria Extraordinária de Assuntos Institucionais e Representação em Brasília