O velório do ex-governador José Wilson Siqueira Campos mobilizou não apenas políticos de todas as vertentes nesta quarta-feira, 5, mas também significativa parcela da sociedade. Apesar de um início tímido às 7 horas, a fila para a última despedida ao maior líder político do Tocantins começou a se formar pouco depois das 8 horas e permaneceu constante, apesar das variações na extensão durante o dia. Já o salão de entrada do Palácio Araguaia esteve cheio durante todo o tempo.
POLÍTICOS
Uma série de políticos e autoridades prestigiaram Siqueira Campos durante o velório. Estiveram presentes o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o vice, Laurez Moreira (PDT); os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra (UB); os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos), Vicentinho Júnior (PL) e Filipe Martins (PL), a ampla maioria dos deputados estaduais, que chegaram juntos no Palácio Araguaia. A solenidade contou também com a presença até de antigos adversários, como Marcelo Miranda (MDB), Freire Júnior (MDB) e Moisés Avelino (MDB); e de aliados que saíram da vida pública, como o ex-governador Sandoval Cardoso.
MAIS AUTORIDADES
O Tribunal de Justiça (TJTO) também marcou presença com os desembargadores Marco Villas Boas, Maysa Vendramini Rosal, Helvécio de Brito Maia Neto, Eurípedes Lamounier e Pedro Nelson Miranda Coutinho. A Coluna do CT ainda identificou os gestores de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB); Araguaína, Wagner Rodrigues (SD); e de Gurupi, Josi Nunes (UB). O presidente do TCE, André Luís Matos, e os conselheiros Severiano Costandrade, José Wagner Praxedes e Manoel Pires. Representantes do empresariado, como Joseph Madeira, Fernando do Vale e Roberto Pires, além de secretários estaduais, municipais, vereadores e uma série de outras lideranças.
EXPOENTES DA MÚSICA TOCANTINENSE
A solenidade também foi marcada pela presença de expoentes da música tocantinense, como Genésio Tocantins, Dorivã Borges e outros. Entre as músicas entoadas estiveram os Hinos do e ao Tocantins, bem como o de Palmas. Eduardo Siqueira Campos chegou a cantar com os artistas.
VELÓRIO
O corpo do ex-governador Siqueira Campos chegou ao Palácio Araguaia para ser velado por volta das 7h05, acompanhado de familiares e abraçado pela bandeira do Tocantins. Antes de chegar, o primeiro governador foi cortejado pela Avenida Teotônio Segurado, sobre um caminhão de Bombeiros. A Praça dos Girassóis foi preparada com tendas, ventiladores, telão e equipamentos de som para receber a população. O velório seguiu até a missa de corpo presente, que iniciou após às 15h30. Uma multidão se fez presente e lotou a estrutura montada para o evento.
PERDÃO
A missa foi marcada pelo discurso de Eduardo Siqueira Campos, que falou em nome da família. O ex-senador destacou vivências do pai, falou da família, mas o destaque se deu ao abordar o perdão, citando na ocasião histórico um adversário do pai. “Ele me deixou uma frase, Marcelo Miranda: ‘Os que em mim votaram, me ajudaram a poder fazer a obra, e os que me combateram, me ajudaram a ser alguém melhor’. E deixo os dois no mesmo patamar. E a partir de hoje eu vos peço, se tiver sido recebido de coração, perdoa-me, a mim, todos nós, se durante esta jornada alguém se sentiu ferido”, afirmou.
ESTA HISTÓRIA NÃO ACABA AQUI
Eduardo Siqueira seguiu com o tema. “Perdoadas as omissões, as possíveis mágoas, injustiças, deixo com vocês uma única palavra vinda da nossa família: esta história não acaba aqui, ela prossegue, com o mesmo vigor, vontade e ideais. Sigam em paz e vamos levar este homem tão doce, de tanto amor ao próximo. […] Somos abençoados por vivermos neste paralelo 13, neste calor, nesse sol escaldante, que ele [Siqueira] deixou um para cada tocantinense, mas que também ofereceu sombra para os que vieram trabalhar e crescer e criar os filhos”, encerrou.
CORTEJO AO CEMITÉRIO
A missa de corpo presente foi encerrada por volta das 17h20. Após a cerimônia, o corpo de Siqueira Campos foi novamente cortejado até o cemitério Jardim das Acácias, em Palmas, para ser enterrado ao lado do neto, Gabriel Siqueira Campos, que faleceu em acidente aéreo em 2011.