A vereadora Diane Perinazzo (PSB) repercutiu nas redes sociais nesta quarta-feira, 26, trecho de discurso na Câmara de Gurupi em que condena a suposta paralisação dos serviços do castramóvel após uma visita ao Centro de Zoonoses (CCZ) na semana passada. A Coluna do CT acionou o Paço, que garantiu em nota que a estrutura está “está em plena atividade”.
CASTRAMÓVEL ESTACIONADO
No discurso compartilhado, a Diane dos Bichos – como é conhecida a vereadora – manifesta a indignação com a suposta paralisação. “Gurupi é a única cidade do e Tocantins que tem um castramóvel que se encontra estacionado dentro do CCZ e não está na ativa. Eu fico indignada com o tamanho do descaso com a proteção animal. Nós precisamos de políticas públicas. Não é uma causa somente dos animais, mas de saúde pública”, defendeu. A parlamentar relata em texto ter apresentado um requerimento com uma série de pedidos sobre os serviços do CCZ.
NÃO É BEM ASSIM
Já a Secretaria da Saúde de Gurupi disse em nota à Coluna do CT que o castramóvel está “em plena atividade” e realiza ações de vacinação, testes de calazar canino e castração de cães e gatos nos bairros. “Nos últimos dois meses, aproximadamente 300 castrações foram realizadas no CCZ. Em fevereiro, o Castramóvel esteve no setor Alto dos Buritis, onde foram efetuadas 24 castrações na Unidade Móvel. Essas ações são planejadas estrategicamente”, cita como exemplo. O município chega a destacar que a lista de espera para castrações foi eliminada. “Atualmente, ao entrar em contato com o CCZ, o cidadão já sai com a data agendada para o procedimento”, acrescenta.
Leia a nota da Prefeitura de Gurupi:
“A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o Castramóvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está em plena atividade, realizando ações de vacinação, testes de calazar canino e castração de cães e gatos nos bairros de Gurupi, especialmente aos finais de semana em datas programadas. O objetivo é levar esses serviços a áreas mais distantes do CCZ, facilitando o acesso da população.
Nos últimos dois meses, aproximadamente 300 castrações foram realizadas no CCZ. Em fevereiro, o Castramóvel esteve no setor Alto dos Buritis, onde foram efetuadas 24 castrações na Unidade Móvel. Essas ações são planejadas estrategicamente para combater zoonoses e controlar a população de cães e gatos, promovendo a saúde pública e o bem-estar animal.
Graças a essas iniciativas, a lista de espera para castrações foi eliminada; atualmente, ao entrar em contato com o CCZ, o cidadão já sai com a data agendada para o procedimento, após as devidas triagens. Reforçamos nosso compromisso contínuo em aprimorar os serviços oferecidos e atender às necessidades da comunidade de forma eficiente.
Para mais informações ou agendamentos, a população pode entrar em contato com o CCZ por meio do telefone 063 3313-0098.”
Confira a manifestação: