
Após ser alvo de ataque do prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Kasarin (UB), a vereadora Naiara Miranda (MDB) foi recebida na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 18, pelos presidentes nacional e estadual do Movimento Democrático Brasileiro, Baleia Rossi (MDB-SP) e Alexandre Guimarães, respectivamente; e por Renilce Nicodemos (MDB-PA), Marussa Boldrin (MDB-GO) e Iza Arruda (MDB-PE), todos deputados federais. Na pauta, solidariedade à parlamentar colinense e a defesa da participação da mulher na política. A agenda também contou com uma visita à Consultoria Legislativa da Câmara para defender um projeto contra a violência política de gênero.
ABUSO QUE TENTA CALAR AS VOZES DOS COLINENSES
Ao lado de Renilce Nicodemos e Iza Arruda, Naiara Azevedo ouviu da Tribuna da Câmara o pronunciamento de Alexandre Guimarães sobre o episódio. “Não podemos vivenciar isso na política, mas muito menos na tua condição, Naiara. Jovem, destemida, mulher, primeiro mandato, primeira sessão legislativa. Receber um abuso como esse é tentar tolher, inibir, calar e calar as vozes daqueles que acreditaram em ti, dos colinenses, dos tocantinenses, dos brasileiros”, afirmou. O parlamentar reforça que atitudes como a do prefeito de Colinas impede a participação feminina na política e é um ataque à luta das mulheres por direitos e ao combate a violência de gênero.
AGRESSÃO QUE AGRIDE NÃO SÓ A MULHER, MAS A DEMOCRACIA
Alexandre Guimarães também condenou a reação do prefeito Josemar Kasarin após a repercussão do caso. “Depois de tudo isso, ter dito que é uma brincadeira, que é comum brincar dessa forma. No nosso MDB, no Tocantins, na nossa querida Colinas, isso é agressão. Isso é uma agressão de gênero que agride não só a mulher, mas agride a democracia, e é por essa democracia, neste Parlamento, que levantamos voz de homens e de mulheres de bens para defender as Naiaras existentes no Brasil”, encerrou.
Confira o discurso no Plenário: