Apresentado pelo vereador Ivanilson Marinho (MDB), o requerimento que pede a transformação do municipal Centro Universitário de Gurupi (Unirg) em uma universidade regional foi aprovado na terça-feira, 12, por unanimidade pela Câmara. O documento foi encaminhado para Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) e ao conselho da rede estaual de ensino (CEE).

Autor do requerimento, Ivanilson Marinho defende que a alteração da natureza de centro universitário para universidade será “importante para o desenvolvimento de Gurupi”. “Acredito que esta ação credenciará ainda mais a Unirg como vetor do ensino superior da região Sul, e poderá ampliará suas ações permitindo levar o conhecimento a outras regioes deste nosso país”, observou o vereador.
Ivanilson Marinho frisou que atualmente a Unirg é uma instituição pública municipal, sendo pessoa jurídica de direito público interno de administração decentralizada. A mantenedora da entidade é a Fundação Unirg. Atualmente a instituição oferece 16 cursos, possui 500 funcionários entre técnicos e administrativos e uma média de 400 professores.
“O requerimento foi encaminhado ao governador e as duas secretarias. Acredito que esse assunto seja tratado com muita importância e vamos aguardar que seja dado um respaldo o mais breve possível, pois é de extrema importância, creio que para todos os gurupienses”, concluiu Marinho. (Com informações da Ascom)