O comentário do presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), minimizando possíveis resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Casa de Leis da Capital para investigar o contrato de concessão de distribuição de água e esgotamento sanitário não passou batido pelos vereadores de Palmas. Na segunda-feira, 6, o araguainense – que adotou a mesma medida – projetou um fracasso da iniciativa do Legislativo palmense. “É de conhecimento público, e estudei bem o contrato de concessão, Palmas não terá êxito na CPI. Já é a quarta, quinta que abre. Aquilo simplesmente é uso político”, afirmou [veja o trecho].
TEM QUE CUIDAR DO QUINTAL DELE
Autor do pedido de instalação da CPI, Eudes Assis (PSDB) foi quem abordou o tema em discurso nesta terça-feira, 7, da Tribuna. O tucano considerou “uma falta de respeito” a fala do colega. “Digo ao presidente da Câmara de Araguaína, quando se coloca que lá é sério e que essa Câmara de Palmas está fazendo politicagem […]: ele tem que cuidar do quintal dele. Ele é vereador e representa lá”, emendou.
COMO PODE SER TÃO INFELIZ, TÃO RUIM DE RELACIONAMENTO
Eudes Assis ainda foi um pouco mais além e questionou a sabedoria do comentário do araguainense. “Não entendo como uma pessoa pode ser tão infeliz, tão ruim de relacionamento, de querer bater nesta Casa de Leis, onde temos vereadores preocupados, debatendo todos os projetos que vem de encontro aos interesses. Deixo aqui meu repúdio”, completou.
RUIM DE SERVIÇO, INCOMPETENTE E INOPERANTE
Rogério Freitas (PSD) pediu parte do discurso de Eudes Assis e foi ainda mais duro com Marcos Duarte, questionando o desempenho legislativo do parlamentar, justamente no mesmo tema que o araguainense criticou o Legislativo da Capital. “Ele é tão ruim de serviço, tão incompetente, tão inoeprante, que no requerimento não traz o fator determinado para que se instale a CPI, não traz o prazo. Se o Regimento Interno da Câmara de Araguaína é omisso nestes pontos, deveria saber que tem que recorrer ao da Aleto. Talvez não tivesse tempo de estudar para apresentar um requerimento, não fosse de maneira tão rasa e pobre”, afirmou.
PODE VIR QUE A GENTE ENSINA
O social democrata não parou. “Talvez a diferença que exista entre a Câmara de Palmas e a que ele [Marcos Duarte] representa é fazer as coisas com seriedade e segurança política. […] Ele é ruim de serviço, e se precisar de aula pode vir aqui que a gente ensina”, ironizou Rogério Freitas.
INFELIZ NA COLOCAÇÃO
O presidente da Câmara de Palmas, Folha Filho (PSDB), foi mais contido na manifestação e apenas afirmou que Marcos Duarte foi “infeliz na colocação”. Entretanto, o tucano negou que a Casa de Leis estaria “produzindo fato político” e entrou justamente na seara abordada por Rogério Freitas, o fato determinado que será investigado. O vereador esclareceu que o Parlamento vai averiguar a legalidade da atuação da BRL Ambiental visto que serviços foram cedidos por Decreto, não por Lei; a redução da compensação devida ao município – de 3% do lucro líquido para 0,5% -, entre outros pontos.
FALA MAL INTERPRETADA
O presidente da Câmara de Araguaína se antecipou à repercussão e enviou nota assim que foi encerrada a sessão do Legislativo da Capital. Marcos Duarte alegou que não teve a intenção de desmerecer o trabalho dos palmenses. “Entendo que minha fala possa ter sido mal interpretada e peço desculpas por qualquer desconforto causado”, pontuou. Apesar de ter sido alvo de duros discursos, o araguainense garante que mantém um bom relacionamento com o Parlamento de Palmas e que jamais gostaria de “prejudicar essa relação de parceria e respeito mútuo”.
Leia abaixo a íntegra da nota de Marcos Duarte:
“Em relação às críticas recebidas por minha fala sobre a CPI da BRK em Palmas, gostaria de esclarecer que em nenhum momento tive a intenção de desmerecer o trabalho realizado pelos senhores na Capital. Pelo contrário, tenho grande respeito pela atuação dos parlamentares de Palmas e reconheço a importância de cada um na busca por soluções para as demandas da população.
Quero ressaltar que eu e toda a Câmara de Araguaína mantemos um bom relacionamento com os vereadores de Palmas, e jamais gostaríamos de prejudicar essa relação de parceria e respeito mútuo. Entendo que minha fala possa ter sido mal interpretada e peço desculpas por qualquer desconforto causado.
Reitero meu compromisso com a transparência e a lisura dos trabalhos realizados na Câmara Municipal de Araguaína, e continuarei trabalhando em prol do desenvolvimento da nossa cidade e da região como um todo.
Atenciosamente,
Vereador Marcos Duarte
Presidente da Câmara Municipal de Araguaína“
—
Veja o debate na Câmara de Palmas: