Assim como os prefeitos, os vereadores do Vale do Araguaia também formalizaram a criação de uma associação. A primeira reunião foi realizada nesta quinta-feira, 10, e resultou na eleição de Cleber Cavalcante (DEM), de Caseara, como 1º presidente da entidade. A solenidade contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) e do deputado estadual Nilton Franco (MDB).
Diretoria
Além de Cleber Cavalcante na presidência, a diretoria da União dos Vereadores do Vale do Araguaia é formada ainda por Viviane Martins de Abreu (PSD), de Divinópolis, como 1º vice-presidente; Cledson Vieira (MDB), de Pium, como 2º vice; Gilson Coutinho (Cidadania), de Marianópolis, na 1ª secretaria; Regiane Abreu (PSD), de Abreulândia, como 2ª secretária; e Karoliny Chaves (PSD), de Dois Irmãos, na diretoria executiva.
Fortalece região
Wanderlei Barbosa exaltou a iniciativa dos Legislativos. “Quero parabenizar os idealizadores do consórcio. Já temos o consórcio de Prefeitos e, agora, essa organização dos vereadores vai fortalecer muito a região. Vai ter muito mais força e ficará muito mais fácil o trabalho dos vereadores”, destacou. Nilton Franco se disse “incentivador da ideia desde a semente”.
Prefeitos da região também se organizaram
A criação da chamada União de Vereadores do Vale do Araguaia acontece depois dos prefeitos da região formalizarem a criação de um consórcio. Gestor de Marianópolis, Isaías Piagem (DEM) preside a iniciativa dos Poderes Executivos. Além do município do democrata, participam: Araguacema, Abreulândia do Tocantins, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Monte Santo, Pugmil e Pium.
Uvet não irá opor iniciativa
O presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes (PSD), já revelou à Coluna do CT que não irá se opor ao projeto e destacou que boa parte das Câmaras participantes são filiadas à Uvet. “Vejo com naturalidade este movimento. Nós tivemos diálogo com os integrantes. Obviamente, vão tratar das questões regionalizadas”, argumentou.