Em agenda de campanha neste final de semana, o senador Vicentinho Alves (PR) visitou Colinas e Guaraí. No interior, o republicano defendeu a interiorização da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e também tratou de medidas de desoneração, bem como programas de investimento para pequenos empresários.
Vicentinho Alves disse em Colinas do Tocantins que vai levar a Unitins para o interior do Estado e transformar a atual Diretoria da Juventude em secretaria, dando mais espaços para as políticas públicas para a juventude, mas sem precisar aumentar custos. O anúncio foi feito em reunião na casa do vereador Washington Aires (PR).
O encontro contou com a presença de dezenas de jovens, além de líderes políticos, como Gideon do Assaí, Lucas Moreira, Fernanda Paula, Canhoto da Patrol e o ex-prefeito José Santana. Ao discursar, Vicentinho Alves ressaltou que a Unitins “não pode ser uma universidade encastelada em Palmas. “Temos que levar a instituição para o interior, trazer cursos bons para a população de Colinas”, frisou o candidato.
Em Guaraí, Vicentinho Alves participou de caminhada que durou toda a manhã de sábado, 16, ao lado da prefeita Lires Ferneda (PSDB), vereadores, deputados aliados. Durante as conversas com os comerciantes, em especial com os pequenos, o senador falou em restabelecer a função principal do Prodivino (Banco do Empreendedor). O republicano também assegurou que irá acabar com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) complementar, que só existe no Tocantins e no Rio Grande do Norte.
“Quero agradecer a prefeita, o seu esposo, Genésio Ferneda, e a todos que me apoiaram. Nada melhor do que a forma que fui recebido. Transmito meu abraço a quem eu não pude cumprimentar. Tenham segurança que vamos ao governo, com o povo, os líderes do bem. Ainda bem que juntaram tudo que não presta do outro lado para podermos varrê-lo e eles nunca mais falarem de política no Estado”, comentou.
Bispos
Vicentinho Alves ainda participou na sexta-feira, 15, encontro com bispos tocantinense, organizado pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães. “Feliz do governo que tem Igreja colaborando”, afirmou o candidato a governador, destacando que o investimento em saúde será uma das prioridades em sua gestão; ressaltando preocupação com a corrupção no governo e o uso eleitoreiro da máquina pública.
As políticas de fortalecimento das comunidades marginalizadas, como os indígenas e os quilombolas também foram colocadas entre as prioridades por Vicentinho Alves. Por fim, o senador aproveitou para falar da importância do combate à corrupção, aproveitando para questionar o governo interino, alvo de ação da Polícia Federal após representação do próprio republicano.
Apoio da juventude
A assessoria do candidato republicano ainda anunciou que um grupo de jovens araguainenses que apoiaram Carlos Amastha (PSB) no primeiro turno da eleição suplementar resolveu acompanhar Vicentinho Alves. Um dos líderes, Vanicleisson Karajá lembrou que o republicano trouxe recursos para obras em todos os municípios e criticou o governador interino. “O que está acontecendo no Palácio Araguaia é uma vergonha”, disse.
“No primeiro turno estávamos no projeto do Amastha. Agora temos duas vias. Uma é totalmente inviável, que é esse governo atual, interino, que tem sido muito irresponsável com a saúde, com a educação, que arrombou os cofres públicos em pouco tempo. Felizmente do outro lado a gente tem o Vicentinho, que tem experiência parlamentar comprovada, trouxe recursos para obras em todo o Estado. Acredito que a melhor via para o Tocantins hoje é Vicentinho”, acrescentou Vanicleisson Karajá. (Com informações da Ascom)