O candidato a governador pela coligação “A Vez dos Tocantinenses”, Vicentinho Alves (PR), anunciou nesse sábado, 5, que receberá nesta segunda-feira, 7, a adesão de PSDB e PV à sua candidatura. O anúncio foi em Palmeirópolis, onde começou o roteiro pelo sul do Estado.
A reunião com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), presidido no Estado pelo senador Ataídes de Oliveira, está marcada para 11 horas desta segunda. O encontro com o Partido Verde (PV), presidido no Tocantins pela ex-vice-governadora Cláudia Lélis, será às 14 horas. As duas reuniões ocorrerão em Palmas. Conforme a coligação, prefeitos das duas agremiações também hipotecarão apoio a Vicentinho.
O PSDB tinha a pré-candidatura de Ataídes ao governo do Estado, mas o senador não conseguiu consenso na convenção do dia 22. Assim, decidiu retirar seu nome e deixar o partido fora da disputa. Líderes da sigla apoiam candidatos diferentes. Os deputados estaduais Olyntho Neto e Luana Ribeiro, por exemplo, estão com Mauro Carlesse (PHS), e o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, com a senadora Kátia Abreu (PDT).
No caso do PV, o partido, junto com o MDB do ex-governador Marcelo Miranda, preferiu ficar de fora da suplementar, até como estratégia jurídica, para aguardar uma manifestação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o pedido dos dois para que possam ficar nos cargos até o trânsito em julgado da cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao CT, o presidente regional do MDB, Derval de Paiva, disse que o partido aguardaria uma manifestação do ministro até este final de semana. Não ocorrendo, os emedebista se reunirão para uma tomada de posição na eleição suplementar.
A tendência da legenda, apesar de Derval não ter revelado, é também a candidatura de Vicentinho, que já conta com o apoio da maioria da base do partido. Com o republicano estão 25 dos 27 prefeitos, conforme disse nessa semana o ex-governador Moisés Avelino, prefeito de Paraíso; e os quatro deputados estaduais.
Sudeste encerrado
Vicentinho encerrou nesse sábado, por Paranã, sua caminhada pela região sudeste. Lá ele foi recepcionado pelo ex-prefeito Edson Lustosa, outros ex-prefeitos, vereadores e lideranças locais e regionais. Em Palmeirópolis foi acolhido pelos ex-prefeitos.Jonas Barros e Enoch Sousa, vereadores e lideranças.
Participaram da caminhada em Palmeirópolis a deputada federal Josi Nunes (Pros), os pré-candidatos a deputado estadual Dr João, Major Edvard e Janad Valcari, presidente regional do Partido da Mulher Brasileira (PMB). (Com informações da Assessoria)