O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) oficiou nesta segunda-feira, 23, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério dos Transportes para solicitar informações detalhadas sobre as denúncias relativas à má conservação da Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226. A estrutura, que conecta os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou na tarde desse domingo, 22, causando vítimas e preocupação entre os moradores da região e usuários da via.
TRAGÉDIA ANUNCIADA
No documento, o parlamentar destacou a necessidade de esclarecimentos, conforme estabelece a legislação, sobre as notificações registradas junto ao Ministério dos Transportes e ao Dnit. “Estamos diante de uma tragédia anunciada e gravada que poderia ter sido evitada. É nosso dever exigir transparência e cobrar soluções para garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio público,” afirmou Vicentinho Júnior.
INADMISSÍVEL
Para ele, “é inadmissível que uma ponte de tamanha relevância se encontrasse nessas condições precárias, especialmente diante de tantas denúncias realizadas em redes sociais, ouvidorias do ministério e do Dnit, e até mesmo em universidades”. “Exigimos respostas claras e ações imediatas para evitar que situações como essa se repitam no Tocantins”, avisou o deputado.
NOTAS DE SOLIDARIEDADE
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, e a sua equipe acompanham com extrema preocupação e consternação todos os desdobramentos do acidente ocorrido neste domingo, 22 de dezembro, com o desabamento da Ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, via que atravessa o Rio Tocantins e liga Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
O prefeito expressa a mais sincera solidariedade a todos os familiares das vítimas fatais, feridos e dos desaparecidos na tragédia. Que Deus possa confortar a todos nesse momento tão difícil.
A ponte é de suma importância para o Tocantins e para o Maranhão e o acidente, infelizmente, acaba sendo um marco histórico muito triste que precisa ter uma apuração das causas com rigor.
Por fim, o prefeito pede que as autoridades federais e dos dois estados envolvidos unam todos os esforços possíveis para recuperar a infraestrutura.
O Ministério Público do Estado do Tocantins manifesta solidariedade em razão do trágico acidente envolvendo a queda da ponte que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A instituicão está acompanhando o caso de perto, em articulação com as autoridades competentes, para garantir o devido monitoramento das medidas voltadas, neste primeiro momento, às vítimas e à mitigação de impactos ambientais.
Além disso, o Ministério Público aguarda a conclusão dos laudos técnicos e diagnósticos pelos órgãos responsáveis para analisar possíveis providências em todas as áreas de sua atuação.