O presidente do Progressistas, deputado federal Vicentinho Júnior, comentou nesta segunda-feira, 5, a recente federação formada entre a sigla e a União Brasil (UB), batizada de União Progressistas (UP). No material enviado à imprensa, o parlamentar destaca que a coordenação da UP no Tocantins será compartilhada entre ele e a senadora Dorinha Seabra (UB). “Nosso partido tem raízes espalhadas por todo o Estado. São prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que constroem diariamente, com muito trabalho, políticas públicas reais. Esse grupo é o coração pulsante do PP e será essencial nessa nova caminhada ao lado do União Brasil”, afirmou o congressista sobre o impacto da agremiação nesta união.
EMPATIA
Vicentinho Júnior defendeu que, nesta nova fase de federação, a política deve ser guiada por “respeito mútuo”. “Você tem que saber entender as necessidades, o projeto e a condição de cada qual envolvido. E o nome disso, por muitas vezes, chama-se empatia — se colocar no lugar do outro e compreender”, pontuou.
SEM CERCEAR SONHO DE NINGUÉM
Ao comentar os debates que envolvem a composição da chapa para 2026, o parlamentar reforça que o processo acontecerá com responsabilidade e naturalidade. “Nunca fui de cercear o sonho de ninguém, até porque eu não deixo que ninguém cerceie os meus. Eu vou atrás de sonhar, planejar e, mais à frente, de entregar”, disse o deputado. Vicentinho Júnior é colocado como uma opção ao Senado, enquanto Dorinha Seabra é pré-candidata a governadora.
ESPAÇO PARA CABER TODO MUNDO
Com 109 deputados federais e 13 senadores, a União Progressista representa a maior bancada do Congresso Nacional. No Tocantins, a federação conta com 52 prefeituras, sendo 37 do União e 15 do Progressistas, 48 vice-prefeitos (27 do União e 21 PP), 429 vereadores (287 União e 142 PP), além de dois deputados estaduais (Vanda Monteiro e Jair Farias). “Esse é um momento de diálogo, de escuta e de respeito às diferenças. A política que queremos construir para o Tocantins começa agora — tem que ter espaço pra caber todo mundo, isso é fato”, acrescentou.