O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) publicou um longo vídeo nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 26, para criticar a nova gestão do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a cargo de Osires Damaso (Republicanos). O parlamentar disparou contra o presidente por duas decisões: apagá-lo da lista de apoiadores da Feira da Colheita e a solicitação para que municípios devolvam maquinários que foram cedidos. “Se apequena e se faz distante da realidade dos gestores Tocantins afora”, criticou o progressista, que pediu ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) a revisão desses atos.
VICENTINHO JÚNIOR GARANTE TER RESPEITADO MUDANÇA NO RURALTINS
Antes da chegada de Osires Damaso, a pasta era de indicação de Vicentinho Júnior e isso foi destacado no vídeo. “Respeitei a troca de comando do Ruraltins. Entendia isso até como uma grandeza política de nossa parte”, argumentou.
OSIRES DAMASO RETIRA DEPUTADO DA LISTA DE APOIADORES DA FEIRA DA COLHEITA, FINANCIADA POR EMENDA
Na sequência, o deputado reivindica a destinação de quase R$ 20 milhões para o Ruraltins, que foram investidos na aquisição de computadores, maquinário, construção de nova sede e na realização das Feiras da Colheita. “Presto contas disto tudo para dizer um espanto”, contextualiza Vicentinho Júnior para em seguida afirmar que o “primeiro ato de gestão” de Osires Damaso foi tirá-lo da lista de apoiadores de uma das edições da feira. “Um programa 100% concebido por minhas emendas”, garante.
VICENTINHO QUESTIONOU DIRETAMENTE O PRESIDENTE DO RURALTINS
Vicentinho Júnior revela que questionou diretamente Osires Damaso sobre a decisão. O argumento do presidente do Ruraltins, segundo o deputado, era de que “respeitava a lei”. Entretanto, o congressista contrapõe com uma série de materiais de divulgação de eventos do governo estadual que sempre apresenta nomes de deputados que destinaram emendas para a programação. “A mesma lei que respeita e a lei que respeito”, rebateu.
RETORNO DO MAQUINÁRIO
Em seguida, o congressista também revela ter sido surpreendido com “o descontentamento de boa parte dos prefeitos” que viram o Ruraltins cobrar a devolução de máquinas cedidas. “E que não foram por você conquistados”, emenda Vicentinho Júnior, que volta a reivindicar a destinação de emendas para aquisição, que também teve recursos dos deputados Lázaro Botelho (Progressistas) e Carlos Gaguim (UB).
TREMENDA FALTA DE EMPATIA
Vicentinho Júnior é mais duro nas críticas e tenta isentar o chefe do Poder Executivo do caso. “Você querer impor que os municípios não só percam estes bens outrora conquistados, como que arquem as despesas de trazê-los para a sede, é de uma falta de empatia institucional tremenda. Quero crer que o governador Wanderlei Barbosa não tenha conhecimento disto, porque um ofício deste, um ato deste, mostra mais sobre você do que outros envolvidos”, afirmou.
NÃO VAI APAGAR A HISTÓRIA
Por fim, Vicentinho Júnior afirma que Osires Damaso “não vai conseguir apagar a história” daqueles que apoiaram o Ruraltins e faz um apelo ao presidente para que não deixe de reconhecer os seus serviços para a construção do novo prédio do instituto. “Não quero crer que vai inaugurar a nova sede, sonhada por tantos servidores, e vai continuar a esquecer quem de fato investiu, na veia”, pontuou.
Confira a íntegra do vídeo: