Em mais uma ação crítica ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) afirmou em suas redes sociais nessa terça-feira, 24, que apresentará na Câmara dos Deputados projeto de lei que condicione, na Lei das Estatais (13.303/2016), que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) só realize empréstimos para outros países mediante a apresentação de um calendário que comprove o andamento das obras de infraestrutura no Brasil.
CONTA NÃO FECHA
Segundo ele, a iniciativa se deve às declarações do presidente Lula em sua primeira viagem internacional, sobre criar condições para financiar, por meio do BNDES, o gasoduto na Argentina. “Algum economista do novo governo pode me explicar como essa conta vai fechar? Falta dinheiro para investir internamente, sobra dinheiro para nos abraçarmos com países falidos como a Argentina, Cuba e Venezuela. Quero ver onde isso vai parar!”, disse.
INADIMPLÊNCIA
Vicentinho Júnior avisou que outro ponto que será inserido no PL é sobre a inadimplência. “Os países que estão em débito com o BNDES, com o Brasil, ficarão impedidos de pegar novos empréstimos como qualquer outro cidadão ou entidade”, prometeu.
NÃO É SER OPOSIÇÃO
Contudo, para o parlamentar, esse posicionamento não se trata de ser oposição ao governo, ou tampouco não querer o desenvolvimento dos países vizinhos, mas é “questão de bom senso”. “Não faz sentido investirmos fora, sem antes cuidarmos daqui”, defendeu.
GRANDES ESCÂNDALOS
O deputado citou obras em andamento, como as Pontes de Xambioá (TO) e de Filadélfia (TO), e outras não iniciadas, como o caso das BR- 235, BR-010 e BR-242, que ele considera estruturantes. “Dinheiro é como cobertor curto, ou cobre a cabeça, ou cobre os pés. Lembro ainda que, em outros tempos, foram esses empréstimos externos os objetos de grandes escândalos no Brasil”, ressaltou.