“Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”. Esta é a frase de Nelson Rodrigues, que repito e reflito em vários aspectos da vida, principalmente na política, pois ela [a política] tem que ser discutida e as divergências, perspectivas e opiniões devem ser respeitadas. Quando estamos verdadeiramente dispostos a ouvir quem pensa diferente, temos a chance de aprender um pouco mais e conhecer um novo olhar sobre determinado assunto.
Vivemos no Brasil a era da polarização, você é ou não é. Atualmente, a escolha por determinado grupo nos inviabiliza de reconhecer as qualidades do outro. Não ouvimos os argumentos e o que importa é quem disse, para a partir daí decidir se está certo ou errado. Não há tolerância, não aceitamos o diferente e tal comportamento tem nos transformado em um país cada vez menos democrático, onde o debate se faz impossível.
Além disso, as redes sociais transformaram-se em verdadeiros palanques e ferramentas para o cancelamento. Falta diálogo e sobram as adjetivações que em nada nos acrescenta. Na vida pública tenho feito de tudo para agir diferente e às vezes se faz necessário nadar contra a maré. Sei reconhecer as qualidades do outro, ainda que este não seja um aliado. Mais do que respeitar os adversários políticos, busco tratá-los com a mesma simpatia que tenho pelos correligionários, afinal quando se trata do mandato, os interesses dos tocantinenses são prioridade. Assim como em toda família, na política também temos pontos de vista divergentes, mas isso não significa que um ou outro esteja certo, geralmente são perspectivas distintas sobre determinado assunto.
Com um perfil municipalista, fiz questão de focar o nosso trabalho nas pessoas, nos benefícios que ele traz e por isso nunca preteri gestor X ou Y e, hoje os 139 municípios tocantinenses contam com recursos por nós destinados. Seja em Brasília, em Palmas ou qualquer outro lugar que esteja me dedico a atender a todos e apesar da polarização, do cancelamento das redes, dos “senhores donos da verdade” seguiremos trabalhando neste prisma, pois é esta postura do diálogo que nos possibilita transitar em todas as esferas e de fato construir um Tocantins melhor.
VICENTINHO JÚNIOR
É deputado federal pelo Progressistas do Tocantins
dep.vicentinhojunior@camara.leg.br