O candidato da coligação “A Vez dos Tocantinenses”, Vicentinho Alves (PR), ficou em primeiro lugar na eleição suplementar em 57 cidades tocantinenses, enquanto o candidato da coligação “Governo de Atitude”, liderou em outros 47 municípios. Os dois vão disputar o segundo turno no dia 24.
O republicano foi o majoritário em 21,3% municípios a mais que o governador interino. Contudo, levantamento feito pelo CT sobre os resultados do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) mostra que Vicentinho se destacou nos menores colégios.
Apesar de ter vencido em um menor número de cidades, a votação de Carlesse naqueles colégios em que ficou em primeiro lugar foi 65,9% superior à de Vicentinho. O republicano obteve nos 57 municípios em que foi majoritário 51.228 votos, e o governador interino, 85.003 em 47 cidades, o que significa 33.775 votos a mais que o adversário.
Esse resultado se deve, portanto, ao fato de o candidato do PR ter vencido apenas em municípios menores. Os maiores colégios eleitorais em que ganhou foram Dianópolis, onde fez 1.613 votos, e Taguatinga, conseguindo 1.862 votos. Nas cidades maiores, Vicentinho foi mal. Perdeu em casa, Porto Nacional, ficou na penúltima colocação em Palmas, Tocantinópolis e Gurupi; e em quarto em Araguaína, Paraíso e Colinas.
Já Carlesse foi vencedor em Gurupi, obtendo 18.387 votos; Porto Nacional, com 6.196 votos; Colinas, com 4.957; Miracema, com 2.580; e Guaraí, com 2.224. Além disso, tem bom desempenhos em Palmas (27.025 votos), Araguaína (16.945) e Paraíso (4.090).
LEIA MAIS
-
Após apuração cabeça a cabeça pela 2ª vaga, Carlesse e Vicentinho vão protagonizar novo turno da eleição
-
Carlesse faz “lição de casa” em Gurupi e Vicentinho perde em Porto; Amastha e Márlon surpreendem
-
BOM DIA – “Velha política” venceu, mas eleitores deram recado claro de insatisfação
Amastha e Kátia
O candidato da coligação “A Verdadeira Mudança”, Carlos Amastha (PSB), venceu em somente seis cidades — Palmas, Araguaína, Divinópolis, Paraíso, Nazaré e Tupirama —, mas foi mais votado que Vicentinho. O candidato do PSB obteve nesses municípios um total de 65.685 votos.
Na soma dos municípios que venceu e de todos onde conseguiu voto, Vicentinho acabou ficando com a segunda vaga do novo turno da eleição, numa final emocionante com Amastha, que perdeu muitos votos no excelente desempenho do candidato da Rede, Márlon Reis.
Já a candidata da coligação “Reconstruindo o Tocantins”, Kátia Abreu (PDT), venceu em 29 cidades, em sua maioria pequenas, e fez um total de 29.948 votos. Maior colégio em que ela ganhou foi Araguatins, onde conseguiu 4.144 votos.
- Clique para ler o levantamento detalhado do eleitorado do Estado.
- Veja os resultados do primeiro turno da suplementar por município.
Confira as vitórias dos candidatos:
Mauro Carlesse: Gurupi, Aliança do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Silvanópolis, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Guaraí, Abreulândia, Pugmil, Babaçulândia, Filadélfia, Angico, Santa Terezinha do Tocantins, Tocantinópolis, Cachoeirinha, Axixá do Tocantins, Xambioá, Chapada de Areia, Nova Rosalândia, Talismã, Alvorada, Araguaçu, Dueré, Formoso do Araguaia, Paranã, Chapada da Natividade, Almas, Natividade, Peixe, Pedro Afonso, Piraquê, Palmeiras do Tocantins, Wanderlândia, Caseara, Miranorte, Pau D’arco, Bandeirantes do Tocantins, Arapoema, Recursolândia, Aragominas, Santa Fé do Araguaia, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro. [47 municípios]
Vicentinho Alves: Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Ipueiras, Monte do Carmo, Brasilândia do Tocantins, Bernardo Sayão, Tupiratins, Monte Santo do Tocantins, São Bento do Tocantins, Maurilândia do Tocantins, Itaguatins, Sítio Novo do Tocantins, Araguanã, Ananás, Lagoa da Confusão, Oliveira de Fátima, Cristalândia, Pium, Sandolândia, Figueirópolis, Pequizeiro, Itaporã do Tocantins, Colméia, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, São Salvador do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Sucupira, Augustinópolis, Novo Alegre, Combinado, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Taipas do Tocantins, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Dianópolis, Mateiros, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Darcinópolis, Rio dos Bois, Araguacema, Barrolândia, Campos Lindos, Barra do Ouro, Goiatins, Santa Maria do Tocantins, Itapiratins, Centenário, Itacajá, Carmolândia, Muricilândia, São Félix do Tocantins, Lizarda. [57 municípios]
Carlos Amastha: Araguaína, Divinópolis do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Nazaré, Tupirama, Palmas [6 municípios]
Kátia Abreu: Santa Rita do Tocantins, Juarina, Presidente Kennedy, Lajeado, Fortaleza do Tabocão, Marianópolis do Tocantins, Palmeirante, Aguiarnópolis, Luzinópolis, Esperantina, Buriti do Tocantins, Araguatins, São Miguel do Tocantins, Fátima, Goianorte, Couto Magalhães, Palmeirópolis, Jaú do Tocantins, São Valério, Carrasco Bonito, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, Arraias, Conceição do Tocantins, Novo Jardim, Riachinho, Dois Irmãos do Tocantins, Nova Olinda. [29 municípios]