O candidato a prefeitura de Palmas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Vilela do PT, defendeu a ampliação dos investimentos na educação infantil com o objetivo de zerar o déficit existente na capital. De acordo com Vilela, atualmente em Palmas existe um déficit de cerca de 3 mil vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS). “Grande parcela da população feminina está impossibilitada de trabalhar porque não consegue vaga em um CMEI para deixar o filho, a demanda é muito alta e iremos trabalhar para investir na criação de novas vagas”, avisou o candidato.
Geração de renda
Para Vilela do PT, a ampliação das vagas, além de garantir acesso à educação para crianças carentes, também vai contribuir com a geração de renda para as famílias. “Nossas crianças são o futuro de Palmas e a educação deve ser ofertada desde os primeiros anos de vida”, disse.
O Plano de desenvolvimento Econômico e Social de Palmas, elaborado pelo PT com o objetivo de embasar a gestão de Vilela e Naiara dos Santos, traz políticas públicas que visam garantir o oferecimento dos direitos previstos na Constituição Federal de 1988, dentre esses consta o da educação.
Projetos foram descaracterizados
O partido ressaltou que durante as duas gestões do PT em Palmas, o município foi destaque nacional devido à criação e implementação exitosa dos Centro Municiais de Educação Infantil (CMEIS) e de Escolas de Tempo Integral (ETI’S). “Esses projetos foram descaracterizados devido à ausência de políticas de formação e profissionalização docente, queremos revitalizar esses projetos para que o município volte a ocupar seu lugar de destaque nacional”, disse Vilela do PT.
Com base em dados demográficos
Dentre as ações, prevista pelo plano, está a necessidade de ampliar as vagas nos CMEIS com a construção de novas unidades, respeitando a territorialidade. “As vagas devem ser distribuídas com base em dados demográficos. Uma mãe que mora no Aureny, precisa de uma unidade escolar que esteja instalada nas proximidades de sua casa e é isso que estamos propondo” explicou o candidato.
Com planejamento e gestão
O partido ainda afirmou que, durante o governo do PT na Capital, foram aprovados junto ao governo federal 13 projetos que objetivavam a construção de CMEIS. Seis unidades foram construídas, um investimento de quase R$ 15 milhões. “O PT conseguiu ampliar o número de vagas no passado e com planejamento e gestão vai conseguir fazer muito mais pela cidade”, garantiu Vilela.