Após passar por Araguaína e Xambioá, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), encerrou a agenda no Tocantins nesta terça-feira, 22, em Porto Nacional. O evento marcou o lançamento do “DNA do Brasil”, programa de assistência social voltado para atender crianças em situação de vulnerabilidade por meio da formação de atletas, detecção de talentos, adequação e criação de infraestrutura esportiva, entre outras frentes.
Governo que acredita em Deus e defende a família
A solenidade de Porto Nacional foi bem menos política. Jair Bolsonaro repetiu boa parte do discurso feito em Xambioá, como a alegação de que o governo federal não tem casos de corrupção desde que assumiu, e a predominância das cores verde e amarelo “por todo Brasil”, mas desta vez sem fazer referência ao Partido dos Trabalhadores (PT). “Temos hoje em dia um presidente da República e um governo que acredita em Deus, defende a família e deve lealdade ao povo. […] Obrigado pela oportunidade e por este carinho que me receberam. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, encerrou.
Federalização da TO-050 e da Transcolinas
Os destaques do evento foram as reivindicações das autoridades tocantinenses. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), por exemplo, ressaltou a importância da presença de Jair Bolsonaro no Tocantins, mas aproveitou o momento para pedir apoio da União em relação às estradas. “Nós sabemos também as dificuldades que enfrentamos e que o presidente vai nos ajudar no caso da federalização da rodovia entre Silvanópolis e Porto Nacional [TO-050] e da Transcolinas [TO-335]. São obras importantes que nós precisamos melhorar para o setor produtivo”, afirmou.
Emancipação de Luzimangues
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), também fez uma reivindicação ao presidente da República. “Preciso fazer um pedido especial para o senhor: estudar de forma excepcional a emancipação de Luzimangues. Distrito que se destaca como um dos que mais crescem no País, pela estratégica logística e pungência econômica, e que já conta com quase 30 mil habitantes”, destacou.
Confira a íntegra da solenidade em Porto Nacional: