O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) cedeu à pressão dos ruralistas – conforme antecipado pelo Em Off – e confirmou nesta segunda-feira, 17, o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um evento reservado, com políticos, produtores e religiosos, o tocantinense destaca que havia votado no liberal em 2018 e explicou o posicionamento. “Compreendi a importância da economia tocantinense, da geração de oportunidade para as pessoas, com emprego. É por isto que tomei a decisão”, justificou. O chefe do Poder Executivo também revelou que o pai e primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, tem a mesma postura. “Eu não entrava mais na casa do meu pai”, brincou, sugerindo uma possível reação dele caso permanecesse neutro.
MOBILIZAÇÃO JUNTO A PREFEITOS E VEREADORES
Um dos destaques do pronunciamento foi a disposição de Wanderlei Barbosa de articular mais apoios a Jair Bolsonaro no Tocantins. “Nós não precisamos falar mal do outro lado, mas trabalhar para fazer crescer o nosso, fortalecer o nosso País. […]Eu quero pedir aos deputados estaduais, é hora de a gente fazer uma cadeia de conversa com nossos prefeitos, vereadores, da gente intervir neste processo que é importante para o Tocantins e para o Brasil”, provocou. O governador pode ser uma peça importante em uma possível melhora do presidente no Estado, visto que no 1º turno perdeu para Lula da Silva (PT), 44% [379.194 votos] contra 50,40% do petista [434.303].
PRESENÇAS
O anúncio de apoio foi acompanhado por Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo; de Dorinha Seabra (UB), senadora eleita; dos deputados federais Carlos Gaguim (UB), Eli Borges (PL), Lázaro Botelho (Progressistas), Antônio Andrade (Republicanos) e Filipe Martins (PL), últimos três recém-eleitos; e dos estaduais Olyntho Neto (Republicanos), Vilmar de Oliveira (SD) e Vanda Monteiro (UB).
Confira trechos da fala do governador: