O vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) vai se filiar ao Republicanos, o ex-PRB. O martelo já está batido e a mudança de legenda conta com o aval do governador Mauro Carlesse (DEM) e do presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PTB), dois ex-filiados ao PHS, que está sendo extinto por não ter atingido a cláusula de desempenho nas eleições do ano passado. Assim, trata-se de uma decisão de grupo.
Chegou a conversar com ex-PP
Wanderlei andou conversando com o Progressistas, o ex-PP, do ex-deputado federal Lázaro Botelho, mas a história ganhou força mesmo foi com o Republicanos, presidido no Tocantins pelo secretário estadual da Agricultura e Pecuária, o ex-deputado federal César Halum.
Halum ofereceu a presidência regional
Halum chegou a colocar o partido à disposição para ser comandado por Wanderlei, mas o vice-governador não quis. Preferiu que o aliado continuasse à frente da legenda.
Assim que voltar da COP 25
O vice-governador vai se filiar em Brasília assim que voltar de Madri, na Espanha, onde lidera a delegação do Tocantins na 25ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25).